31 janeiro, 2010

78 escolas federais serão inauguradas em Brasília

Acontece na próxima segunda-feira (1º), às 17h, em Brasília, a cerimônia de inauguração simultânea de 78 escolas federais de educação profissional no Brasil. No evento, o Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), na Cidade Alta (Av. Rio Branco), será inaugurado oficialmente como campus avançado. A cerimônia terá a participação do presidente Luís Inácio Lula da Silva e do ministro da Educação, Fernando Haddad.

Para a deputada Fátima, o evento é mais um reconhecimento do governo Lula à importância da educação profissional e tecnológica em todo o país. “Hoje o RN tem 12 Institutos graças ao governo do presidente Lula. Essa é nossa maior conquista, contribuir com a expansão do ensino profissional e tecnológico para oferecer mais cidadania a nossos jovens.”, comemora Fátima.

Dos 12 campus do IFRN, dez resultaram do empenho da deputada Fátima Bezerra e da direção do IFRN junto ao governo federal. Fátima é a autora da emenda ao Plano Plurianual (PPA-2003/2007) da União criando as novas unidades no Estado a partir de estudos técnicos realizados na época pelo Cefet-RN. No primeiro mandato da parlamentar, três novos campi do IFRN entraram em funcionamento: Zona Norte de Natal, Currais Novos e Ipanguaçu. Depois, outros seis foram aprovados pelo MEC no plano de expansão da rede federal e estão funcionando em Apodi, Caicó, João Câmara, Macau, Pau dos Ferros e Santa Cruz. Em setembro de 2009 foi a vez de inaugurar o campus do IFRN na Cidade Alta (Av. Rio Branco) em comemoração ao centenário do ensino profissional e tecnológico no Brasil.

Mais IFRN – Segundo a deputada, além dos dez IFRN já em funcionamento, estão em obras mais três campi do Instituto: Parnamirim, São Gonçalo e Nova Cruz. Além desses, a deputada pediu ao diretor da Rede Federal de Desenvolvimento da Educação Profissional e Tecnólogica do MEC, o professor Getúlio Marques Ferreira, que fossem criados pontos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e da Escola Técnica Aberta do Brasil (ETEC-Brasil) nos municípios de Parelhas e São Paulo do Potengi. A idéia é também transformá-los em campus do IFRN.

26 janeiro, 2010

Dilma dispara também em Pernambuco

Foi adiada a divulgação dos números consolidados de todos os Estados na pesquisa Vox Populi sobre a sucessão presidencial. O Jornal da Noite, da TV Bandeirantes, que prometera divulgar os números nacionais ontem à noite, divulgou apenas outra parcial, agora do Estado de Pernambuco, tão surpreendente quanto a parcial do Rio.
Se não conseguir assistir ao vídeo acima, leia, abaixo, a transcrição que fiz da locução do âncora do telejornal Fernando Mitre:

O presidente Lula já está em plena ofensiva para convencer Ciro Gomes a se retirar da disputa presidencial. Além de uma reunião com o governador de Pernambuco, presidente do PSB, agendada para esta terça-feira, há outros esforços dirigidos do Planalto.
Aliás, Pernambuco vai ter um peso especial no resultado da próxima pesquisa nacional de intenção de votos que o instituto Vox Populi divulga ainda esta semana. Os números de Pernambuco já estão fechados.
São esses: 45% para Dilma Rousseff, 23% para José Serra, 9% para Ciro Gomes e 3% para Marina Silva.
Ciro, como se vê, está aí meio achatado, mas há outro dado que pode ser fundamental: 53% dos pernambucanos – 53%! – dizem que votarão no nome indicado por Lula, seja ele de quem for. Claro que muitos, por lá, não sabem que Dilma é o nome.

25 janeiro, 2010

Vox Populi: Dilma já empata com Serra no Rio

(22/01/2010)


Uma queda vertiginosa do pré-candidato do PSDB à Presidência, José Serra, e um forte crescimento da candidatura da ministra Dilma Rousseff praticamente acabaram com a vantagem que o tucano vinha sustentando sobre a candidata presidencial do PT junto ao eleitorado do Rio de Janeiro.

Segundo pesquisa feita pelo Instituto Vox Populi para a Rede Bandeirantes, e parcialmente divulgada na edição de ontem do Jornal da Noite, Serra caiu de 40% para 27% das intenções de voto, enquanto Dilma subiu para 26%.

De acordo com o Jornal da Noite, o Vox Populi também aponta 14% para Ciro Gomes (PSB) e 9% para Marina Silva (PV).

CONFERÊNCIA DA CIDADE DE PARELHAS ACONTECE DIA 27

Acontece na próxima quarta-feira (27) a Conferência da Cidade de Parelhas. A quarta edição, que tem como tema central “Avanços, Dificuldades e Desafios na Implementação da Política de Desenvolvimento Urbano”, objetiva reunir representantes de diversos segmentos da sociedade para discutir assuntos voltados para o crescimento do Município.

O evento, que é uma realização da Prefeitura através da Secretaria Municipal do Gabinete Civil, ocorrerá na AABB da cidade durante todo o dia. O lema “Cidades para Todos e Todas com Gestão Democrática Participativa e Controle Social” assim como o tema, são os mesmos das Conferências Estadual e Nacional, esta última acontecerá em Brasília no período de 24 a 28 de maio de 2010.

A edição Municipal visa traçar planos administrativos e técnicos para o desenvolvimento da cidade e é ainda uma preparação para as etapas seguintes. Além da participação do Prefeito e Secretários de Parelhas, o evento contará com representantes do poder legislativo, movimentos sociais, trabalhadores (através de suas entidades sindicais), empresários, entidades profissionais, acadêmicas, de pesquisa e ONGs.

Dentre os assuntos a serem discutidos nos eixos temáticos sugeridos para a Conferência estão a Criação e implantação de Conselhos das Cidades; Aplicação do estatuto da cidade e dos planos diretores e a efetivação da função social da propriedade do solo urbano; A integração da política urbana no território; e a relação entre os programas governamentais e a política de desenvolvimento urbano.

19 janeiro, 2010

AUTORIDADES PARTICIPAM DA FESTA DE SÃO SEBSATIÃO DE PARELHAS






Várias autoridades prestigiaram a Festa de São Sebastião na noite de ontem (18), data do aniversário do Prefeito da Cidade, Francisco Medeiros. A Governadora do Estado, Wilma de Faria, o Vice-Governador Iberê Ferreira de Souza, a Deputada Federal Fátima Bezerra, a Deputada Estadual Márcia Maia e vários prefeitos de Municípios vizinhos visitaram o Município durante o tradicional evento, que reuniu Cheiro de Menina e Forró do Penerado no Pavilhão.

Após participarem da penúltima novena de São Sebastião, as lideranças jantaram na AABB da cidade para comemorar o aniversário do Prefeito. Secretários, Vereadores e amigos de Francisco também compareceram.

Dentre os prefeitos presentes estavam Alexandre Dantas (Carnaúba dos Dantas), Jocimar Dantas (Jardim do Seridó), José Sally (Cruzeta), Bezerra Neto (São Vicente), Iranildo Pereira (Santana do Seridó), Ivanildo Filho (Timbaúba dos Batistas) e Vanildo Fernandes (Equador).

Na manhã do dia 18 o Prefeito tomou café na residência do Ex-Prefeito Arnoud Macêdo. O vereador Aurélio Macêdo e o Secretário Municipal de Gabinete Civil, Ailton José dos Santos, também participaram.

18 janeiro, 2010

HOJE TEM CHEIRO DE MENINA E FORRÓ DO PENERADO EM PARELHAS


Show de Zé Lezin acontece amanhã (19)

Grandes atrações animam a noite desta segunda-feira (18) na Festa de São Sebastião de Parelhas. Cheiro de Menina e Forró do Penerado se apresentam hoje no Pavilhão a partir das 22h. Na Praça Arnaldo Bezerra o público aprecia Nara Castro e Pagode 100 Malícia. A maior expectativa é para o comediante Zé Lezin, que fará seu show amanhã (19) em praça pública.

No penúltimo dia de festa (19) o pavilhão recebe os Mauricinhos do Forró e a Banda Pega na Boneca. Além da apresentação de Zé Lezin no mesmo dia, que é bastante esperada pelo público, o Pagode Geração faz show na Praça Arnaldo Bezerra. A Programação Social de Rua é uma realização da Prefeitura Municipal.

No último final de semana (16 e 17) as bandas Uskaravelho, Status, Feras e Cipó de Boi, atraíram milhares de pessoas para as ruas da cidade. Apresentações culturais com os Negros do Rosário, Quilombinhos e Pérola Negra, ambos da Comunidade Quilombola Boa Vista dos Negros, abrilhantaram o evento. Itanildo Show foi uma das atrações da Praça.

16 janeiro, 2010

USKARAVELHO E BANDA STATUS SE APRESENTAM HOJE EM PARELHAS


Apresentação do Baú Nordestino de Artes na noite de ontem (15)

Sexteto de Clarinete

Tânia Soares

Público na Praça Arnaldo Bezerra

O Prefeito e sua esposa

Hoje (16) é dia de Uskaravelho e Banda Status fazerem a festa em Parelhas. Com início a partir das 22h, os shows acontecerão no pavilhão, na rua Mauro Medeiros. Na Praça Arnaldo Bezerra as atrações começam mais cedo. Às 21h o público assistirá apresentações dos Negros do Rosário, Grupo Quilombinhos e Pérola Negra, ambos da Comunidade Quilombola Boa Vista dos Negros. O Pagode Iererê também anima a noite.

A programação social de rua, que é uma realização da Prefeitura Municipal, traz ainda bandas como Cheiro de Menina, Forró do Penerado, Mauricinhos, Pega na Boneca, Feras e Cipó de Boi. O comediante Zé Lezin, que se apresenta na Praça no dia 19, é uma das grandes atrações da festa.

Na noite de ontem (15), apresentações culturais com peças teatrais, show de clarinete e artista da terra animaram o público. A abertura oficial do Projeto Ponto de Cultura “Companhia das Artes”, contou com a participação do Grupo Baú Nordestino de Artes, que reuniu várias pessoas no Calçadão da Casa de Cultura da Cidade. O Sexteto de Clarinete e Tânia Soares se apresentaram no palco da Praça.

15 janeiro, 2010

ABERTURA OFICIAL DE PONTO DE CULTURA ACONTECE HOJE EM PARELHAS


O Grupo Afrorregueiros se apresentou ontem na praça


Um importante evento marca a programação cultural da Festa de São Sebastião de Parelhas. Acontece hoje (15), às 16h, na Casa de Cultura Popular, a abertura oficial do projeto Ponto de Cultura, “Companhia das Artes”. Além da divulgação do trabalho, o objetivo da ação é envolver a sociedade para ampliar o diálogo sobre a importância dos pontos de cultura.

Na ocasião haverá apresentação da Banda de Música 11 de Fevereiro, exibições artísticas com shows culturais, Violeiros, peça teatral com o Grupo Baú Nordestino de Artes, dentre outras. O Ponto de Cultura é um Projeto do Governo Federal realizado em parceria com os Governos Estadual e Municipal.

A Prefeitura Municipal, que é parceira dos trabalhos desenvolvidos pela Casa de Cultura, oferece ainda uma programação diária de eventos culturais no palco da Praça Arnaldo Bezerra. Ontem (14), a festa recebeu o Grupo Sanfonado Violões do Seridó, que integra a Escola de Música do Município, e os percussionistas Afrorregueiros, da Comunidade Quilombola Boa Vista dosa Negros. Parcélio e Paulinho também animaram a noite.

Hoje (15), é a vez do Sexteto de Clarinete e Tânia Soares mostrarem seus talentos ao público de parelhenses e visitantes. “Preparamos uma programação diversificada com artistas renomados e da terra para agradar a todos e valorizar ainda mais a nossa cultura”, disse o Prefeito da Cidade, Francisco Medeiros.

Para conhecer mais sobre a história do Município, os participantes da festa podem visitar a Casa de Cultura Popular de Parelhas, que está aberta todos os dias no período festivo com exposição do acervo histórico através de pinturas em telas e fotos antigas.

14 janeiro, 2010

INAUGURADO EM PARELHAS POSTO DO CREDIAMIGO






O Município de Parelhas conta, a partir de hoje (14), com os serviços do Crediamigo, Programa de Microcrédito do Banco do Nordeste. O evento de inauguração da unidade reuniu, além de representantes do Programa e da agência regional, o Prefeito da Cidade, Secretários e Vereadores.

Segundo o Prefeito Francisco Medeiros, que realizou a abertura simbólica, o posto contribuirá com o desenvolvimento do Município. “É o momento de conseguirmos oferecer um conjunto de serviços que ampliarão as possibilidades de atrair mais pessoas e nos consolidar como cidade pólo, pois Parelhas já possui essas características”, disse.

A Prefeitura é parceira do Programa e luta pela implantação da agência do Banco do Nordeste no Município. Em Junho de 2009, Francisco reuniu-se com o Superintendente do BNB no RN, José Maria Vilar, e com a Deputada Federal Fátima Bezerra, articuladora do Plano de Expansão do Banco no Estado, para discutir o assunto. “Estamos otimistas para afirmar que em breve estaremos inaugurando uma agência do BNB em Parelhas”, acrescentou.

O prefeito citou ainda o crescimento da 3ª maior cidade do Seridó com os trabalhos que vêm sendo realizados. “O posto do Crediamigo, a agência do INSS e tantos outros serviços que estamos lutando, além de um conjunto de obras, estão fazendo com que Parelhas cresça cada vez mais”, ressaltou.

De acordo com a Gerente Regional do Programa no RN, Liliana Arruda, Parelhas é responsável por mais de 50% dos clientes da Agência de Jardim do Seridó, o que representa mais de 1200 pessoas. “Queremos agradecer a parceria e o apoio da Prefeitura para trazermos o Programa para o Município”, disse. Além do Crediamigo, a nova unidade dispõe de um correspondente do BNB.

12 janeiro, 2010

PARELHAS PRONTA PARA RECEBER VISITANTES PARA A FESTA


Visão da Igreja de São Sebastião à noite

Antes da festa: Recapeamento da Rua Padre Bento em Dezembro

As pessoas que visitarem Parelhas durante a Festa de São Sebastião terão surpresas agradáveis. Várias obras e trabalhos de urbanização deixaram a cidade com aparência renovada, pronta para receber os visitantes do tradicional evento religioso e social que acontece de 10 a 20 de Janeiro.

“A festa do padroeiro é um momento muito especial, pois é quando os parelhenses ausentes retornam à terra para rever a cidade e os familiares. Por isso fizemos o possível para deixar o Município mais bonito e organizado, pronto para acolher a todos. Esperamos que os conterrâneos e visitantes percebam essas transformações”, disse o Prefeito Francisco Medeiros.

As mudanças começam na entrada da cidade, com o novo asfalto. O trabalho de recapeamento de toda a extensão da Rua Padre Bento faz parte das obras da RN 086, que estão em andamento em outros pontos. “É um sonho antigo e finalmente está se concretizando”, acrescentou o Prefeito.

O projeto de urbanização da mesma rua, implantado pela Prefeitura Municipal, também reforça o embelezamento do Município, com nova iluminação e arborização. A construção de um calçadão e equipamentos de ginástica concluirá as atividades.

A preocupação com a boa aparência da cidade se estende ainda por outros locais. Nas proximidades da Igreja Matriz é possível observar a Rua Comendador José Gomes toda iluminada e com novos canteiros centrais arborizados e com bancos.

A ornamentação ecológica natalina da Praça Arnaldo Bezerra, inaugurada no início de Dezembro, continua em exposição durante a festa. “Decidimos deixar a decoração natalina no período da festa para que os visitantes possam encontrar a cidade ainda mais bonita”, finalizou Francisco.

10 janeiro, 2010

AÇÕES DE SAÚDE NA FESTA DE SÃO SEBASTIÃO DE PARELHAS

Além de diversão e cultura, a Festa de São Sebastião de Parelhas, que tem início hoje (10), também é sinônimo de organização e trabalhos na área de saúde. Até o dia 20, a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde, cumpre uma programação especial que visa orientar e dar suporte à população.

Visitas às barracas, realizadas por profissionais de saúde; entrega de materiais para garantir uma melhor manipulação de alimentos, estande montado durante toda a festa com distribuição de preservativos e folhetos, além do funcionamento do Hospital 24h com toda a estrutura preparada para atender o público. O município conta ainda com o atendimento móvel odontológico que circula nos postos de saúde da cidade.

“Tivemos a preocupação não somente com as atrações musicais e a programação social, mas também com a organização da cidade e com as ações de saúde. Dessa forma podemos receber melhor os parelhenses e visitantes e garantir uma festa mais tranquila”, disse o Prefeito de Parelhas, Francisco Medeiros.

Amanhã (11), um grupo composto por nutricionista, enfermeiro e profissionais da Vigilância Sanitária, visitará todas as barracas que comercializarão alimentos. Na ocasião serão distribuídos kits saúde com touca, luvas, sacos de lixo, máscara e panfletos com orientações sobre manipulação de alimentos e prevenção de doenças.

Durante todo o período festivo haverá um estande para entrega de preservativos e panfletos informativos sobre doenças como a dengue e gripe A H1N1. A ambulância acompanhará o percurso do Bode Elétrico, micareta que acontece no próximo dia 16. “É importante destacar ainda que toda a estrutura está pronta a atender 24h”, afirmou referindo-se ao Hospital do Município.

09 janeiro, 2010

Prefeituras ficam com saldo zero no 1º repasse de 2010


08/01/2010

A primeira cota de 2010 do Fundo de Participação reforça a previsão do presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski, de que as prefeituras vão enfrentar um ano difícil, apesar da propalada recuperação da economia.

O dinheiro foi depositado hoje. No Rio Grande do Norte, pelo menos 16 prefeituras terão “saldo zero” para livre movimentação, entre elas, Mossoró e Parnamirim, as duas mais populosas depois da capital, e municípios da rota do petróleo – Macau, Pendências, Guamaré, Carnaubais, Grossos e Upanema. No total, os municípios do RN, incluindo Natal, recebem hoje R$ 33,9 milhões, já com os descontos de 20% do Fundeb.

Em Macau, o prefeito Flávio Veras anunciou no final do expediente da quarta-feira a exoneração de 200 cargos comissionados, mas o motivo não está relacionado à queda do FPM. “Infelizmente a crise do saldo zero está de volta. Foi uma surpresa para nós, até porque o governo dizia que as medidas anticrise já teriam reflexo nos repasses deste ano”, disse o presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), Benes Leocádio.

Segundo ele, houve queda no repasse do FPM em relação à primeira cota de janeiro do ano passado. Em Lajes, recebemos R$ 30 mil a menos.” Leocádio lembrou que as finanças dos municípios tendem a se agravar caso não haja  aumento de arrecadação do FPM já no primeiro trimestre.

“O reajuste do salário mínimo nestes dois anos foi de 20%. A implantação do Piso Nacional dos Professores e do Plano de Cargos e Salários do Magistério aumentou as despesas da educação com pagamento de salários  em 30% e não estamos tendo contrapartida”, disse o presidente da Femurn.

Em Parelhas, o pagamento de salários dos professores chegou a 86% dos repasses do Fundeb (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica). Por lei, o comprometimento só pode chegar a 60%. Os 40% restantes são destinados a pagamento de salário dos demais servidores da Educação e a manutenção das escolas. “Em dezembro, o dinheiro extra do 1% do FPM só deu para pagar o 13º e a complementação do Fundeb”, disse o prefeito Francisco de Assis Medeiros (PT).

Ele informou que o município ultrapassou o limite previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal e admitiu “tomar medidas antipáticas” caso não haja  recuperação das receitas. “As medidas imposta pela Lei de Responsabilidade Fiscal já dificultam as negociações futuras sobre reajuste salarial”, disse o prefeito, que também preside a Associação dos Municípios da Micro-região do Seridó Ocidental (Amso).

Perguntado se isso não poderia causar problemas com o PT, partido historicamente identificado com movimentos por melhorias salariais, o prefeito disse que o PT entenderá as dificuldades enfrentadas pelos municípios.

Benes Leocádio chamou a atenção para outros problema: o da compensação das perdas do Fundo de Participação. “A lei previa compensações apenas em 2009. E ainda estamos esperando os R$ 12 milhões que o Rio Grande do Norte tem direito das perdas que deveriam ser compensadas em setembro”.

O presidente da Femurn disse que vai aproveitar a viagem a Brasília, na próxima terça-feira, para uma reunião com a diretoria da Confederação Nacional dos Municípios.

Fonte: Tribuna do Norte

07 janeiro, 2010

Primeiro repasse do FPM em janeiro é menor em relação ao mesmo período de 2009

CNM

Levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM) indica queda no primeiro repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) em 2010. Nesta sexta-feira, 8 de janeiro, será creditada a primeira parcela do Fundo, com montante total de R$ 1.344.915.191. Esse valor é 30% menor em relação a dezembro de 2009 e 19% menor em comparação ao mesmo repasse de janeiro do ano passado.

Sem os descontos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), o FPM sobe para R$ 1.681.143.989. “Essa queda logo no início de 2010 mostra que este repasse não obedece a sazonalidade, pois, geralmente, o mês de janeiro é um dos melhores do ano”, lembra o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski.

A Confederação ressalta que esta diminuição no repasse do FPM logo em janeiro de 2010 ainda é resultado das desonerações do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI). Outra causa é a mudança no cronograma das restituições do Imposto de Renda (IR) em 2009. Juntos, o IPI e o IR formam o Fundo de Participação dos Municípios.

De acordo com a CNM, caso a sazonalidade dos repasses se repita como nos outros anos, até março o FPM deve apresentar reduções. A previsão do montante do FPM para todo o mês de janeiro deve ser divulgada pela Secretaria de Tesouro Nacional (STN) nesta sexta-feira, 9 de janeiro.

PROGRAMAÇÃO DA FESTA DE SÃO SEBASTIÃO DE PARELHAS REÚNE DIVERSÃO E CULTURA

Diversas atrações musicais prometem animar a festa de São Sebastião de Parelhas, que acontece no período de 10 a 20 de Janeiro. A programação social de rua, que é uma realização da Prefeitura Municipal, traz bandas como Cheiro de Menina, Forró do Penerado, Os Nonatos, entre outras que se apresentam nos principais dias. A participação do comediante Zé Lezim da Paraíba garante a animação do dia 19.

Os três palcos montados na cidade, localizados no largo da Praça Arnaldo Bezerra e da Igreja Matriz, também reúnem apresentações culturais e de artistas da terra. O incentivo à cultura local vem sendo trabalhado em diversas ocasiões, com exibição de grupos teatrais, musicais e de dança.

No palco da igreja os visitantes poderão apreciar, além de shows, encontro de Bandas Filarmônicas de vários locais da região. A tradicional Feirinha de São Sebastião acontece na tarde do domingo, dia 17 de janeiro.

Na Praça Arnaldo Bezerra o público assistirá apresentações de bandas locais como Galego de Zabé, Tânia Soares e Itanildo Show. Grupos Culturais da Comunidade Quilombola Boa Vista dos Negros dentre outros, também participarão do evento.

FESTA DE SÃO SEBASTIÃO DE PARELHAS 2010




PROGRAMAÇÃO SOCIAL DE RUA

PAVILHÃO – INÍCIO 22H


• 15/01 (Sexta-feira) – Banda Status e Forró Só na Manha



• 16/01 (Sábado) – Uskaravelho e Mauricinhos do Forró


• 17/01 (Domingo) – Feras e Cipó de Boi


• 18/01 (Segunda-feira ) – Cheiro de Menina e Forró do Penerado


• 19/01 (Terça-feira ) – Os Nonatos e Pega na Boneca



PALCO DA PRAÇA – INÍCIO 21H



• 11 /01 (Segunda-feira) – Walnir e Galego de Zabé



• 12/01 (Terça-feira ) – Baú Nordestino e Jarbas e Aninha


• 13/01 (Quarta-feira) – Aderbal e Pantim Poético/Ana Paula


• 14 /01 (Quinta-feira) – Grupo Sanfonado Violões do Seridó Afroregueiros/ Parcélio e Paulinho



• 15/01 (Sexta-feira ) – Sexteto de Clarinete/Tânia Soares

• 16/01 (Sábado) – Negros do Rosário, Kilombinhos e Pérolas Negras/ Ierêrê


• 17/01 (Domingo) – Itanildo Show



• 18/01 (Segunda-feira ) – Nara Castro e Pagode 100 malícia


• 19/01 (Terça-feira ) - Pagode Geração/ Zé Lezin da Paraíba



PAVILHÃO DE SÃO SEBASTIÃO - IGREJA



• 10/01 (Domingo) – Jantar de São Sebastião – Animação da Banda Reviver


• 11/01 (Segunda-feira) – Econtro de Bandas Filarmônicas (Parelhas, Acari e Carnaúba)

12/01(Terça-feira ) – Encontro de Bandas Filarmônicas (Parelhas, Jardim do Seridó e Cruzeta)


• 13/01 (Quarta-feira) – Parcélio e Paulinho

• 14 /01 (Quinta-feira) – Forrozão só o Mi


• 17/01 (Domingo) – Feirinha de São Sebastião

• 18/01 (Segunda-feira ) – Nara Castro e Pagode 100 malícia

• 19/01 (Terça-feira ) - Pagode Geração

• 20/01 (Quarta-feira) – Encerramento da festa - Pagodão Iererê

Outros eventos:

CASA DE CULTURA POPULAR :

• 15/01 (Sexta-feira ) - 16h – Abertura oficial do Ponto de Cultura - Banda 11 de fevereiro, Carlos Alberto, teatro, cantorias e outras atrações.

MICARETA:



• 16/01(Sábado) – Bode Elétrico


PROGRAMAÇÃO ACAMPAR:



• 18/01 (Segunda-feira ) – Garota Safada e Mauricinhos do Forró


• 19/01 (Terça-feira ) – Saia Rodada e Banda Feras

04 janeiro, 2010

PREFEITURA OFERECE ‘QUALIDADE DE VIDA’ AOS PARELHENSES




Em 2010 a população parelhense continuará desfrutando de atividades diárias de esporte e lazer em praça pública. O segundo ano do Projeto ‘Qualidade de Vida’, desenvolvido na Praça de Eventos da Cidade pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Turismo, da Cultura e do Esporte, desde o início de 2009, promete reunir um público ainda maior.

O sucesso do trabalho, que envolve aulas de aeróbica e dança além de práticas esportivas, dentre outras atividades, se evidenciou durante a confraternização do programa, realizada no último dia 23 de Dezembro. Concursos, depoimentos, torneio de voley, sorteio e distribuição de lembranças fizeram parte da programação.

“O primeiro ano do programa foi de muita importância, pois os resultados são claros”, disse o Secretário Municipal de Turismo, da Cultura e do Esporte, Carlos Alberto Assis de Araújo, ao destacar os depoimentos dados pelas mulheres que participam do projeto. Segundo o Secretário, em média 300 pessoas comparecem todos os dias às aulas de aeróbica e dança.


“Durante os relatos feitos por algumas mulheres pudemos comprovar o quanto o trabalho fez e faz a diferença na vida dessas pessoas”, afirmou Carlos Alberto. No concurso ‘Qualidade de Vida’ as participantes fizeram seus agradecimentos e contaram sobre a vivência durante o ano no programa.

O Secretário acrescentou ainda que a experiência será ampliada em 2010 com o Projeto Carrossel Cultural, que está em fase de planejamento. O trabalho visa reunir ações como cinema na praça, apresentações culturais, além de serviços oferecidos à população.


03 janeiro, 2010

Prefeituras perderam R$ 1,6 bilhão em 2009

Na ponta do lápis, feitas as contas a partir do pagamento da última parcela de 2009 do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que ocorreu na última na quarta-feira, no ano passado as prefeituras de todo o país perderam R$ 1,6 bilhão em relação a 2008.


Uma queda de 3,2%.

Em 2008, as 5.563 prefeituras receberam R$ 51,2 bilhões.

Já em 2009, entraram nos cofres R$ 49,5 bilhões.