28 junho, 2011

Prefeitura de Parelhas paga 40% do 13º antecipadamente e vai injetar 1 milhão de reais na economia local‏



               Este mês os servidores da Prefeitura de Parelhas vão ter motivos de sobra para comemorar. No próximo dia 30 a prefeitura estará pagando 40% do décimo terceiro, antecipadamente, para todos os funcionários. Os professores também receberão o piso salarial e o retroativo de maio.
              
               Os pagamentos representam uma grande importância para o município. “Com isso nós estaremos injetando um milhão de reais a mais na economia local. Pagar bem nossos servidores e pagar em dia é um grande meio de fazer com que toda a nossa população ganhe. Ganha o supermercado, ganha a loja de roupas, ganha os agricultores e assim por diante”, afirma o prefeito Francisco Medeiros.

15 junho, 2011

Parelhas sem casas de Taipa‏

  Casas de taipa agora são passado na zona urbana de Parelhas. As poucas que existiam, no bairro São Sebastião, foram demolidas. Os proprietários foram beneficiados pelo Programa “Minha Casa, Minha Vida”, do Governo Federal, em parceria com a Prefeitura e Governo do Estado. A construção das novas residências já foi iniciada. No total, serão 60 novas moradias.
              
          Dona Maria Ilda, mãe de 4 filhos, foi uma das contempladas. Ela conta que agora está vivendo um sonho antigo. “Eu tinha medo de um dia a casa desabar por cima de meus filhos, mas hoje é só felicidade. Vou morar em uma mansão”, relata emocionada a dona de casa.
               
          As residências possuem 2 quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. Ao todo, serão 138 casas construídas no município: 29 no Maria Terceira e 49 na Zona Rural. “Não há como descrever a sensação de estar realizando o sonho destas pessoas que tanto precisam. Gente que vivia em condições subumanas e agora está tendo direito a cidadania. Será um prazer entregar as chaves destes lares”, declara o prefeito Francisco Medeiros.  






13 junho, 2011

ESCOLAS DE PARELHAS EM CLIMA DE SÃO JOÃO


Mês Junino, e as creches e escolas municipais de Parelhas estão realizando o São João das crianças e pais das instituições de ensino. Desde o último dia 04, a programação tem se estendido nas comunidades rurais e zona urbana, proporcionando assim momentos de alegria as crianças e comunidade escolar, além de quadrilhas e muita comida típica.



No ultimo final de semana, as comemorações ficaram por conta da creche Luiz Azevedo Silva do Povoado Juazeiro que realizou o seu São João no sábado (11), na Quadra Poliesportiva da Comunidade, e do Centro de Educação Infantil Terezinha de Castro, que realizou a sua festa no domingo (12), na Praça de Eventos José Arnaldo de Medeiros.



Até o final do mês mais escolas estarão realizando o seu São João. E no próximo mês de Julho, Parelhas estará realizando o seu 15º Arraiá da Zona Sul. Durante os três dias de festa o público poderá apreciar ainda apresentações de quadrilhas da região e grupos de danças locais. “Queremos oferecer aos conterrâneos e visitantes um momento de confraternização e alegria, como foi no ano passado”, disse o Prefeito de Parelhas.
                                                   

PARELHAS SEDIOU ENCONTRO DE AVALIAÇÃO DO PLANO TERRITORIAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL


Parelhas sediou no último dia 08, o Encontro de Avaliação do Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável – PTDRS – Sub-Forum 2. O encontro aconteceu na AABB – Associação Atlética Banco do Brasil – e contou com a Presença do Prefeito Francisco Medeiros, secretários municipais, vereadores, representantes do BNB-RN, ADESE, FETARN, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Associações Comunitárias Rurais.




Um dos objetivos do evento foi falar dos projetos desenvolvidos nos Territórios Rurais do Rio Grande do Norte, focando claro no Território Seridó. Em Parelhas o evento aconteceu através de Parceria entre o Governo Federal através do Ministério do Desenvolvimento Agrário, ADESE – Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó e Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Naturais.


“Temos visto as Políticas Públicas chegando aos agricultores, municípios, e reconhecemos a importância do evento, dos projetos visando um desenvolvimento que leve em consideração a sustentabilidade socioeconômica com respeito ao meio ambiente e a equidade dos direitos individuais e coletivos. Fico feliz em Parelhas ser sede desse importante evento”, afirmou o Prefeito Francisco Medeiros.




O encontro prosseguiu durante toda a manha com a participação dos municípios: Acari, Carnaúba dos Dantas, Equador, Jardim do Seridó, Ouro Branco e Santana do Seridó. Os participantes se dividiram em grupos de trabalhos e no final, foi oferecido um almoço aos participantes.

08 junho, 2011

Negociação sobre reajuste salarial para professores em Parelhas está cada vez mais próxima de um acordo



                Diferente de boa parte dos municípios do Brasil, inclusive do RN, em Parelhas a discussão da educação já não envolve mais o piso do magistério. A lei que estabelece para os educadores, o salário mínimo de R$ 890,00 para trinta horas semanais, é cumprida. O impasse agora está em volta do cumprimento da lei municipal, que estabelece um plano de cargos, carreiras e salários, a qual acrescenta 43,29%, em cima do piso, para os professores com nível superior. Hoje a maioria dos educadores parelhenses possui graduação.
               
               “O grande problema é que cumprir a lei municipal atualmente significa descumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal, que é federal e não permite que o pagamento da folha de pessoal ultrapasse os 54% da receita”, explica Pepeu, secretário municipal de administração.
                
                Para tentar chegar a um acordo, o prefeito Francisco, ao lado de secretários, dos vereadores TOM e Canidé e do Assessor Jurídico da FEMURN, Dr. Gilberto Morais, se reuniu nesta terça-feira (7) com a diretoria do Sindicato dos Servidores do Município e o representante da FETAN, Antônio Neves.
                
                Durante a negociação, o prefeito Francisco ofereceu a proposta de pagar 25% além do piso salarial e pediu que o sindicato criasse uma comissão para acompanhar, junto com a sua equipe, as contas da prefeitura. Ainda de acordo com a proposta, o prefeito se compromete em chegar, até o final do ano, nos 43,29%, caso a receita se recupere de forma que não ultrapasse a lei de responsabilidade fiscal.
               
               O presidente do sindicato, Edmar José, disse que gostou a proposta e que vai se reunir com a categoria para avaliá-la. “Aqui em Parelhas o grande ponto positivo é que tem diálogo e a gente pode sentar para conversar, diferente de muitas cidades aí a fora”, afirmou o presidente do SINDISERPPA. O advogado da FEMURN também disse ter ficado admirado com a capacidade de negociação na cidade de Parelhas. “A realidade em outros municípios é completamente diferente”, afirmou.



02 junho, 2011

Prefeito e vereadores participam de lançamento de pedra fundamental de igreja evangélica em Parelhas‏

O culto da Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Parelhas teve um caráter especial nesta quarta-feira (1). A cerimônia aconteceu ao ar livre no Conjunto IPE, na periferia do município, no local onde será construído um templo da igreja. O terreno foi doado pela prefeitura. Ontem à noite aconteceu o culto de lançamento da pedra fundamental, do qual participaram o prefeito Francisco Medeiros e os vereadores TOM (PMDB) e Francisco Canidé (PR).

Durante a cerimônia foi aberto um espaço para as palavras do prefeito, que parabenizou a Assembleia de Deus pela iniciativa e disse que é com muito orgulho que faz a doação do terreno. “Sei que será feito um ótimo uso deste local, porque neste lugar pessoas de converterão, farão reflexões sobre suas vidas e serão pessoas melhores. Aqui será um lugar de adoração a Deus e espero poder voltar aqui com o templo construído para orar junto com vocês”, concluiu o prefeito.

O pastor Antônio, responsável pela Assembleia de Deus de Parelhas, agradeceu a Francisco e declarou: “Prefeito e senhores vereadores, saibam que aqui está uma igreja que diariamente ora pelo sucesso do Governo de vocês”.