28 março, 2013

PREFEITO FRANCISCO MEDEIROS (PT) REALIZA PAGAMENTO DE SERVIDORES HOJE (28) E NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA (01).


O Prefeito de Parelhas Francisco Medeiros (PT) autorizou o pagamento dos Servidores Públicos Municipais para o dia de hoje (28) e a próxima Segunda-Feira (01). 
Na próxima Segunda-Feira (01), o pagamento será realizado para os Servidores que recebem pelo FUNDEB e os Servidores da Saúde. Hoje (28) os demais servidores já podem se dirigir a agência bancaria do Banco do Brasil em Parelhas e sacar o seu salário.

25 março, 2013

PREFEITO DE PARELHAS, FRANCISCO MEDEIROS SE REÚNE COM CONSTRUTORES DE UNIDADES HABITACIONAIS


Discutir as novas normas estabelecidas pela Caixa Econômica Federal para construção de Unidades Habitacionais junto aos construtores das Unidades Habitacionais Financiadas pela Caixa Econômica Federal. Esse foi o objetivo principal da reunião que o Prefeito de Parelhas Francisco Medeiros realizou na tarde de hoje (25) em seu gabinete. Aproximadamente quinze construtores estiveram presentes no encontro.



22 março, 2013

PARELHAS INAUGURA O 1º ESPAÇO NORDESTE DO RIO GRANDE DO NORTE


Aconteceu na noite de hoje (22) a inauguração oficial do Espaço Nordeste Parelhas. A solenidade de inauguração que foi organizada pelo Banco do Nordeste e o Instituto Nordeste Cidadania contou com a presença de diversas autoridades, entre elas: o Superintendente Estadual do BNB João Nilton Castro Martins, o Diretor Financeiro do INEC José Zelízio de Alencar Libório, a Gerente do BNB em Jardim do Seridó Dalvanise Maria de Medeiros Santos e o Prefeito do Município de Parelhas, Professor Francisco Medeiros (PT) que também representou a Deputada Federal Fátima Bezerra (PT), a Presidente da Câmara Municipal de Vereadores Maria da Guia Dantas Araújo, Secretários, Vereadores, Empresários e Sociedade Civil.

Autoridades Presentes

O espaço contempla camarim, local para apresentações culturais, sessões de cinema durante a semana, espaço de leitura, espaço de negócios para que os empreendedores locais não tenham a necessidade de se deslocar até Jardim do Seridó para negociar. E diversas apresentações culturais aconteceram durante a noite, animando as autoridades presentes.


O Prefeito do município, Professor Francisco Medeiros "reconheceu a luta da Deputada Federal Fátima    Bezerra para que conseguíssemos o Espaço Nordeste para Parelhas, e que este não é só um prédio bonito que o Bairro Maria Terceira ganhou, pois ele está trazendo para o bairro em que ele cresceu cultura, empreendedorismo e desenvolvimento, ressaltando ainda que o Espaço Nordeste apenas confirma Parelhas como cidade pólo do Seridó, uma vez que este é o 1º Espaço Nordeste do Rio Grande do Norte". 

 O Prefeito Francisco Medeiros e o 
Superintendente Estadual  do BNB João Nilton

 Superintendente Estadual do BNB

 Prefeito Francisco Medeiros

 Diretor Financeiro do INEC José Zelízio de Alencar Libório

 Gerente do BNB em Jardim do Seridó 
Dalvanise Maria de Medeiros Santos

 Secretaria Municipal de Gabinete Civil Gildete Maria

 Presidente da Câmara de Vereadores de Parelhas
Maria da Guia Dantas Araújo

 Apresentações Culturais
 Apresentações Culturais



PREFEITO FRANCISCO MEDEIROS (PT) PARTICIPA DE REUNIÃO NO 1º BATALHÃO DE ENGENHARIA DE CONSTRUÇÃO "BATALHÃO SERIDÓ" - CAICÓ

 
Na tarde de hoje (22), o Prefeito de Parelhas, Professor Francisco Medeiros junto a uma comitiva de vereadores, participou de uma importante reunião no 1º Batalhão de Engenharia de Construção "Batalhão Seridó" - Caicó/RN.
 
Na oportunidade o Prefeito Francisco Medeiros firmou com o Tenente Coronel, Comandante José Sirnando Cavalcante das Neves, uma importante parceria entre a Prefeitura de Parelhas e o 1º Bec, para a disponibilidade de Máquinas do Exército para realizar a planagem da área aonde será construido o IFRN e também sobre a "Operação Pipa" que é supervisionada pela equipe do Exército em Caicó.
 
 

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PARELHAS PARTICIPA DE ENCONTRO REGIONAL DOS DIRIGENTES MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO

O município de Acari sediou nesta sexta-feira (22), às 09h, no Terminal Turístico de Gargalheiras, o Encontro Regional dos Dirigentes Municipais de Educação do Pólo do Seridó - UNDIME (União dos Dirigentes Municipais de Educação). O evento contou com a participação de representantes de 23 municipios da região e abordou em uma mesa redonda, questões relacionadas a cada municipio participante. Houve ainda uma palestra sobre os "Objetivos do Milênio".
 
A Secretária Municipal de Educação de Parelhas, e Articuladora do Polo Seridó da UNDIME, representou o municipio parelhense neste importante momento de discurssão, onde os Secretários expuseram o trabalho desenvolvido a frente de cada secretaria.

ARTICULADORA DO SELO UNICEF DE PARELHAS PARTICIPA DE ENCONTRO NA CASA RENASCER EM NATAL

Na manha de hoje (22), a Prefeitura Municipal de Parelhas, através da Articuladora do Selo UNICEF no municipio a Srtª Maria de Lourdes Santos da Silva participou em Natal, de um importante encontro na Casa Renascer, onde os Articuladores do Selo UNICEF do Estado, se reuniram para debater o Projeto: Formação Sociopolitica de Adolescentes e Jovens. A ideia é apresentar ações dos municipios, e possibilitar o encontro durante todo o ano de 2013, em que adolescentes dos municipios representem os mesmos durante a execução do projeto.

21 março, 2013

PREFEITURA DE PARELHAS PARTICIPA DO SEMINÁRIO "GESTÃO MUNICIPAL E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO"

Aconteceu hoje em Natal, no Auditório Albano Franco, da Casa da Indústria, o Seminário "Gestão Municipal e Desenvolvimento Econômico" realizado pelo Sistema FIERN com o apoio da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn).
 
O  Secretário Municipal de Turismo, da Cultura e do Esporte Carlos Alberto Assis de Araújo, representou o Prefeito, Professor Francisco Medeiros no Seminário que contou com a participação do Diretor-Presidente do Centro de Liderança Pública, Luiz Felipe D'Avila.
 
O evento foi dividido em dois blocos: o primeiro, com o tema "Sistema FIERN: Missões, Desafios, Conjuntos e Possibilidades de Atuação" e o segundo bloco, com o tema: "Liderando Mudanças na Gestão Municipal";
 
O Presidente da FIERN, Amaro Sales, da Femurn, Benes Leocádio, a Governadora Rosalba Ciarlini, o Diretor Regional do SENAI Afonso Avelino Dantas, o Superintendente Regional do SESI Marcos Lael, a Superintendente Regional do IEL Roseane Albuquerque e o Presidente do Sindicato da Indústria de Fiação e Tecelagem João Lima foram algumas das autoridades presentes ao evento.

PREFEITO FRANCISCO MEDEIROS SE REÚNE COM PARTE DA COMISSÃO DO CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL

Na manha de ontem (20), o Prefeito de Parelhas, Professor Francisco Medeiros (PT) se reuniu com parte do seu Secretariado e Representantes da Comissão do Concurso Público Municipal para estudar a realidade de cada Secretaria, no tocante ao número de vagas e funções que estarão no edital do concurso da Prefeitura Municipal de Parelhas.
 

 

ESCOLHIDO O TERRENO ONDE SERÁ CONSTRUÍDO O IFRN EM PARELHAS

Os técnicos do IFRN - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia já decidiram o local onde será construído as instalações do Campus em Parelhas e que oferecerá Cursos Técnicos, a Distância e Cursos Superior Presencial. Com esse novo modelo implantado, Parelhas ganhará não só o IFRN mas a tão sonhada Universidade.

Modelo das futuras instalações do IFRN - Parelhas

A visita ao município aconteceu no final de Fevereiro. O Reitor do IFRN Belchior Rocha, a Deputada Federal Fátima Bezerra (PT), o Prefeito de Parelhas, Professor Francisco Medeiros (PT), Professores do Instituto e os Técnicos visitaram seis possíveis terrenos, e o escolhido pela equipe técnica fica localizado as margens da RN 086 que dá acesso aos municípios de Santana do Seridó e Equador.  

O terreno fica localizado  na Zona Sul  da cidade, sendo de propriedade da família Senhor (Doutor) que fez a doação para o município.

Visita ao terreno escolhido

O Próximo passo será marcar a data para o lançamento da pedra fundamental, e em seguida o inicio da construção da obra, que de acordo com a Deputada Federal Fátima Bezerra (PT), se tudo correr dentro do previsto, a entrega da obra aos munícipes parelhenses acontecerá em Julho de 2014.

O Prefeito, Professor Francisco Medeiros (PT) comemorou a noticia, Pois enquanto Vereador em 2001 iniciou a luta pela vinda do Instituto para Parelhas, e agora na condição de Prefeito tem a possibilidade de inaugurar o Campus: "Estou muito feliz, e faço questão de inaugurar na minha gestão esse Campus, que somente engrandecerá a educação de Parelhas e de todo o Seridó".

19 março, 2013

ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE PARELHAS INICIAM ATIVIDADES DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO

As quatro escolas de Ensino Fundamental da rede municipal de Parelhas iniciaram ontem (18), as atividades do Programa Mais Educação para o ano de 2013. O Programa constitui-se como estratégia do Governo Federal para a promoção da educação integral no Brasil contemporâneo.


As escolas municipais Professor Arnaldo Arsênio de Azevedo; Arnaldo Bezerra, Vereador Inácio Miranda dos Santos e Dom José Delgado trabalharão com alunos do 1º ao 9º Ano, com atividades fomentadas e organizadas nos seguintes macrocampos: Acompanhamento Pedagógico (Matemática, Letramento, História e Geografia), Meio Ambiente (Horta Escolar), Esporte e Lazer (Voleibol, Futsal, Xadrez e Programa Segundo Tempo), Cultura e Artes (Banda Fanfarra, Hip Hop, Danças) Educomunicação (Jornal Escolar, Rádio Escolar, Fotografia).



As atividades do Programa tem por objetivo restituir a condição de ambiente de aprendizagem da comunidade e transcender à escola como único espaço de aprendizagem representa um movimento de construção de redes sociais e de cidades educadoras. 

Para o Prefeito, Professor Francisco Medeiros as atividades lúdicas desenvolvidas pelos Monitores do Programa "apresenta diferentes possibilidades educacionais e de construção de conhecimento por meio da observação, da experimentação, da interação e, principalmente da vivência".

PREFEITURA DE PARELHAS E FUNASA DISCUTEM O PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO


Representantes da Prefeitura Municipal de Parelhas e da Fundação Nacional de Saúde - FUNASA - se reuniram na tarde de ontem (18) e continuarão durante todo o dia de hoje (19), no Plenário da Câmara Municipal de Parelhas, para tratar do Plano Municipal de Saneamento e as questões apontadas no diagnóstico do Município. 


Os técnicos do Núcleo Intersetorial de Cooperação Técnica = NICT - estão apresentando o Termo de Referência para elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico.

O Prefeito, Professor Francisco Medeiros (PT), destacou a importância do envolvimento de representantes da sociedade no encontro, inclusive durante a aprovação, execução, avaliação e revisão - a cada quatro anos - do Plano Municipal de Saneamento Básico.

Além do Prefeito, Francisco Medeiros, participam do encontro, Vereadores, Secretários Municipais, Ministério Público, Conselho Municipal de Saúde e Meio Ambiente, Lideranças Religiosas, Sindicatos e Sociedade Civil.



18 março, 2013

PREFEITO FRANCISCO MEDEIROS PARTICIPA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE "A IMPORTÂNCIA DA CRIAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SERIDÓ"




Participar da audiência pública sobre "A importância da Criação da Universidade Federal do Seridó", que aconteceu hoje (18) no plenário da Assembleia Legislativa, foi o motivo da presença do Prefeito de Parelhas, Professor Francisco Medeiros (PT) a capital do Estado. 

O Prefeito, Professor Francisco Medeiros reconheceu a "importância da Universidade Federal do Seridó para todos os munícipes parelhenses e da região do Seridó, uma vez que aumenta as chances dos alunos da rede pública ingressarem na acadêmia além é claro, da valorização do Seridó, e de todo o semiárido potiguar".


Diversos Políticos participaram da Audiência Pública, entre eles a governadora Rosalba Ciarlini, o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, o senador José Agripino Maia e os deputados federais João Maia, Fátima Bezerra, Betinho Rosado e o presidente da Assembleia, Ricardo Motta. 

13 março, 2013

PREFEITO DE PARELHAS FRANCISCO MEDEIROS PARTICIPA DO ENCONTRO DE TRIBUNAIS DE CONTAS E O DESENVOLVIMENTO LOCAL

Na tarde de hoje (13), o Prefeito de Parelhas, Professor Francisco Medeiros, o Vice-Prefeito José Rogério Dantas, e a Presidente da Câmara Municipal de Vereadores Maria da Guia, participaram em Natal, do Encontro de Tribunais de Contas e o Desenvolvimento Local.

O evento realizado pelo Tribunal de Contas do Estado e o SEBRAE - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte, contou com a participação de prefeitos, vice-prefeitos e presidentes de câmaras de vereadores do Rio Grande do Norte, e contou com o apoio da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN) e da Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (FECAM-RN).

PREFEITURA DE PARELHAS E SEMARH DEBATEM SOBRE A OPERAÇÃO DA BARRAGEM BOQUEIRÃO


Representantes da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos - SEMARH - estiveram na manhã de hoje (13) na Sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Parelhas, debatendo junto a Prefeitura Municipal de Parelhas a situação da seca no Nordeste e sobre o reservatório de água do município  a Barragem Boqueirão.  

Secretários Municipais, Vereadores, Agricultores Ribeirinhos do Rio Seridó e Munícipes participaram da reunião, onde a representantes da SEMARH Joana Dark apresentou um diagnóstico da situação atual da Barragem Boqueirão, e do que será feito pela Secretaria para minimizar a problemática.


O tema mais discutido pelas autoridades presentes foi o que seria decidido no tocante a Comporta da Barragem. Se seria fechada ou não, uma vez que a cada dia diminui a água do reservatório. 

De acordo com Joana Dark, a decisão da Secretaria é que a Comporta continue aberta pelos próximos dois meses, e deu a certeza de que se o período de estiagem continuar a comporta será fechada. 

A Barragem Boqueirão, considerado o maior reservatório da região do Seridó com cerca de 85 milhões de metros cúbicos d’água está com apenas 30% dessa capacidade total. Aliado a isso, quase 100 carros-pipas deixam diariamente o reservatório levando água para várias cidades da região e Estados vizinhos na tentativa de amenizar o sofrimento de cidades em colapso de abastecimento d’água.



O Prefeito, Professor Francisco Medeiros reconheceu que "já está mais do que na hora da Secretaria de Recursos Hídricos tomar uma posição no sentido de fechar a comporta. Sei que isso trás alguns prejuízos para alguns agricultores que vivem a jusante da barragem e que utilizam essa água para irrigação. Mas por outro lado nós temos que ter uma preocupação muito intensa com a questão do abastecimento humano",

PREFEITURA DE PARELHAS PARTICIPA DO 4º FÓRUM DO TURISMO DO RIO GRANDE DO NORTE


A Prefeitura Municipal de Parelhas está participando hoje (13) e amanhã (14), através do Secretário Municipal do Turismo, da Cultura e do Esporte Carlos Alberto Assis de Araújo, do 4º Fórum do Turismo do Rio Grande do Norte, no Centro de convenções, em Natal, e reúne gestores de turismo das principais regiões do estado, além de empresários do segmento.

O fórum foi iniciado com a palestra "Gestão do Turismo e atração de grandes eventos', proferida pro Caio Luiz de Carvalho, que foi ministro de Turismo e Presidente da Embratur, e tratou da importância dos eventos para o desenvolvimento turístico de uma cidade.

Amanhã (14), último dia do fórum, SEBRAE e SENAC participarão apresentando os seus projetos além de palestras e debates como "Turismo de incentivo: como Natal poderá explorar este filão?" e "Como fortalecer o destino Natal?". 

O Prefeito de Parelhas, Professor Francisco Medeiros reconheceu a importância de Parelhas estar representada neste evento uma vez que o município tem se tornado referencia fundamental no Turismo do Seridó e do RN.

EQUIPE DO NASF DE PARELHAS REALIZA PALESTRA NO POVOADO SANTO ANTÔNIO COM O TEMA "VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR"


Na noite de ontem (12), a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF - de Parelhas esteve no Povoado Santo Antônio, onde a Assistente Social Rogéria Dantas ministrou junto as famílias do Povoado a palestra "Violência Doméstica e Familiar - As amarras culturais e os avanços jurídicos. Conhecendo, Entendendo e Aplicando a Lei Maria da Penha".


O Vice-Prefeito José Rogério Dantas, Professor e morador do Povoado levou os alunos da Escola Estadual Manoel Noberto para participar da palestra e em suas palavras "destacou a importância do tema Violência Doméstica e Familiar ser debatido entre as famílias, grupos sociais, independente da faixa etária do cidadão".


Parelhas tem avançando na luta em defesa da mulher. Recentemente foi criada a Subcoordenadoria da Mulher e do Idoso além dos Grupos de Mulheres e a criação em breve do Conselho dos Direitos da Mulher.

08 março, 2013

CAMINHADA MARCA O DIA INTERNACIONAL DA MULHER EM PARELHAS


O Dia Internacional da Mulher foi comemorado em Parelhas durante todo o dia. Pela manhã os Grupos de Idosos e Adolescentes do Programa ProJovem Adolescente se reuniram no Auditório do Espaço Nordeste Parelhas para assistirem a Palestra "Qualidade de Vida".


A tarde a Câmara Municipal de Parelhas realizou a Sessão Solene em homenagem as mulheres, onde representantes de Associações, Conselhos Municipais, Secretárias Municipais, Vereadoras, Igrejas, Escolas, Grupos de Idosos e Sociedade Civil estiveram presentes discutindo o tema: "Desafios e Avanços da Mulher na Sociedade Atual".




Mas o destaque das comemorações alusivas ao Dia Internacional da Mulher foi a Mobilização e Caminhada saindo da Praça de Eventos José Arnaldo de Medeiros até a Praça Arnaldo Bezerra onde a população parelhense e do Povoado Santo Antônio clamou por justiça pela morte cruel da Advogada Parelhense Vanessa Ricarda de Medeiros assassinada a pauladas na noite do último dia 14.


O Prefeito, Professor Francisco Medeiros destacou em suas palavras "a luta e conquista da mulher no mercado de trabalho, em cargos públicos e nas representações em todos os setores da sociedade. Aproveitou para parabenizar os munícipes pela caminhada e luta por justiça no caso da Advogada Vanessa Ricarda amiga de adolescência e que morreu de forma tão cruel".


O encerramento das atividades aconteceu na Praça Arnaldo Bezerra no Coreto Cultural com shows culturais dos artistas Canindé Moreno, Althemar (Banda Feras), Parcélio e Paulinho, Mago Santana, Fofão, Poesia de aluna da Escola Estadual Monsenhor Amâncio Ramalho, além da participação da Promotora Drª Maria da Penha da cidade de Caicó-RN.

Momentos do Dia da Mulher

 Sessão Solene - Câmara de Vereadores


 Familiares da Advogada Vanessa Ricarda

 Prefeito Francisco Medeiros e Débora 


 Régia - esposa do Vice-Prefeito e sua neta

Munícipes




 Prefeito Francisco Medeiros e sua esposa Luziene

 Prefeito Francisco Medeiros discursando

 Aluna da E.E.M.A.R

 Cantor Canindé Moreno

 Poesia de Dona Vitória

 Mago Santana

 Cantor Carlinhos Assis

 Advogada Drª Maria da Penha

 D. Lídia - Representante da Igreja Católica

Paulinho e Parcélio