28 abril, 2011

Prefeito de Parelhas se reúne com secretário de segurança para pedir aumento do efetivo policial


A reunião com o Secretário de Segurança do Estado, Aldair da Rocha, realizada na tarde deste dia 27, em Natal, foi um fruto da audiência presidida pelo vereador Mourão, no dia 1º de março deste ano, na Câmara Municipal de Parelhas. Preocupado com o clima de insegurança que a cidade vivia naquele período, o vereador Gilson Eneas de Medeiros, que morreu recentemente, vítima de um infarto, convocou a população e autoridades para discutir medidas para melhoria da segurança no município. Pouca gente compareceu ao debate naquele momento, inclusive vereadores.

No entanto, a partir daquele evento, o prefeito de Parelhas, Francisco Medeiros, encaminhou um ofício solicitando uma audiência com o secretário de segurança do RN, para solicitar medidas para combater a criminalidade. A reunião aconteceu pouco mais de um mês após a solicitação. O prefeito de Parelhas convidou todos os vereadores do município para participar também, mas apenas os vereadores TOM (PMDB), Aurélio (DEM) e Marcos do PT, estiveram presentes, além do jornalista Wanderley Filho, que representou a imprensa local.

Francisco fez vários pedidos ao secretário, mas destacou 4 pontos prioritários:

1 - O aumento do efetivo de militares e civis, incluindo um delegado exclusivo para Parelhas;
2 - A transformação do pelotão da PM em Companhia;
3 – Uma nova viatura para a polícia ambiental;
4 – O credenciamento de um posto de combustível para que os veículos da polícia de Parelhas possam ser abastecidos na própria cidade, já que atualmente, por uma questão burocrática, os policiais precisam levar os carros até Caicó, para abastecer.

Durante a reunião o secretário de segurança demonstrou interesse em resolver a situação de Parelhas, mas disse que para o aumento do efetivo é preciso confirmar ainda a contratação dos policiais que passaram no concurso e que estão aguardando ser chamados. “Eu espero que possamos resolver isso o mais rápido possível, porque nosso déficit de homens na segurança é muito grande”, afirmou o secretário, que também revelou o plano do Governo do Estado em ter um delegado em toda cidade sede de comarca, como é o caso de Parelhas. Atualmente o delegado que responde pelo município, é o delegado regional de Caicó, que atende a outras 11 cidades.

Enquanto a convocação não acontece, o vereador Aurélio sugeriu que nove policiais militares, que são naturais de Parelhas e que trabalham em outras cidades, fossem transferidos para o município.

Aldair da Rocha também revelou o objetivo de realizar encontros com prefeitos dos municípios do RN, para discutir a segurança de cada lugar e o prefeito Francisco sugeriu que este encontro fosse realizado em Parelhas. “Nós queremos é resolver o problema. Portanto, daremos toda estrutura necessária que este evento possa acontecer”, declarou Francisco Medeiros.

Após a reunião, Francisco lembrou o quanto a vereador Mourão foi importante para que o tema segurança estivesse em discussão. “Se estivesse vivo, tenho certeza que nosso vereador estaria aqui com a gente, mas sei que se não está fisicamente, está de espírito”, completou.