18 maio, 2012

Os dados confirmam: Em 2011 Parelhas Teve Aumento no Número de Denuncias de Violência Contra Crianças e Adolescentes








A confirmação foi dada após o levantamento feito pelo CREAS - Centro de Referência Especializada em Assistência Social. Os Números das denúncias vem aumentando " As campanhas educativas são responsáveis pelo encorajamento e as pessoas estão denunciando mais", contou Cintia Sibelle, Assistente Social do CREAS.

Confira a entrevista feita com Cintia, na manhã de hoje, 18 de maio, dia que se comemora o Combate a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes:
                               
ASSECOM PMP – Qual o objetivo das ações que foram organizadas hoje?

Cintia Sibelle – Ass. Social – O dia 18 de maio é um dia de mobilização em todo o país. Nós tivemos vários parceiros, e esse dia é comemorado graças a uma Lei que instituiu como o dia de combate a exploração sexual de crianças e adolescentes. Em Parelhas, o CREAS é responsável pelo acompanhamento dos casos e por isso estamos realizando este evento hoje, na Casa de Cultura, para promover a conscientização da população em relação a este tema.




ASSECOM PMP – Por que a escolha do dia 18 de maio?

Cintia Cibelle – Ass. Social – O dia foi instituído porque em 1973, em Santa Catarina, uma jovem chamada Araceli, de apenas nove anos sofreu abuso sexual e foi esquartejada. Não houve punição para o caso, mas a sociedade se mobilizou para que o dia não fosse esquecido. O Caso Araceli é conhecido em todo o país hoje, ela foi estuprada e esquartejada. Hoje é o dia de pensarmos no caso dela, e nos tantos casos de violência que acontecem todos os dias, e que não vem a tona por falta de denuncias.

ASSECOM PMP – As denuncias aumentaram em Parelhas?

Cintia Cibele – Ass. Social – Bem, nós temos um levantamento feito relativo ao ano de 2011. A gente teve um aumento sim, mas eu não associo isso ao aumento da problemática e sim ao aumento de denuncias, devido as campanhas socioeducativas que vem sendo veiculadas na imprensa. São denuncias de violência física, psicológica, negligência e abuso sexual.

ASSECOM PMP – Como foi a campanha para conscientização no município?

Cintia Sibele – Ass. Social – Nós fomos aos bares, aos postos de gasolina para conversar com os comerciantes e convencê-los a denunciar qualquer atitude suspeita. O Conselho Tutelar tem sido nosso grande parceiro. Ele recebe as denuncias através do telefone 3471 2060, e encaminha o caso para que o CREAS acompanhe.

Se você conhece algum caso de violação de direitos, denuncie:


Polícia Militar - 190
Polícia Civil - 3471 2501
Conselho Tutelar - 3471 2060/ 9945 6074/ 9972 9844