19 outubro, 2011

Aula Inaugural do Programa Mais Educação Reuniu Grande Público



Na tarde de ontem, 18 de outubro, a Escola Municipal Arnaldo Bezerra teve a aula inaugural do Programa Mais Educação, do Governo Federal. Professores, alunos, pais e autoridades se fizeram presentes e viveram momentos de descontração. Apresentações culturais e atividades envolvendo os temas meio ambiente, esporte, comunicação e lógica animaram a garotada.

O Programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos. Quem explica melhor é a Secretária de Educação, Ildelita Roque: “O acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, Educomunicação, educação científica e educação econômica. A escola escolhe os temas que irá trabalhar. Aqui foram diversos temas e os monitores já passaram por treinamento. A intenção é ampliar para que outras escolas possam vivenciar a educação em tempo integral dentro de Parelhas”.

Alex Beretta é um dos monitores que vai trabalhar diretamente com as crianças. Responsável pelo Macrocampo Educomunicação, ele irá apresentar essa nova vertente da comunicação, explorando as mídias na escola e ensinando os alunos desde cedo a lidar com as ferramentas da informação. Alex completou dizendo: “A escola já possui um programa de rádio para trabalhar a comunicação internamente. Nós pretendemos ampliar os trabalhos e melhorar a desenvoltura dos alunos. É um tema muito importante”.

Com o título “Mais Educação em Tempo Integral: De Olho no Futuro Além dos Muros” o programa pretende impactar alunos e pais, e alertar para a importância de dedicar mais tempo às atividades educacionais. O Prefeito Professor Francisco Medeiros alertou: “Com a vinda do programa do governo, nós vamos deixar essas crianças mais tempo dedicadas à escola e longe das ruas e das drogas. Esse é o principal foco”.

Bruno Fernandes é aluno do 5° ano do Ensino Fundamental da Escola Arnaldo Bezerra e gostou da proposta: “Agora vou poder passar mais tempo com os meus amigos e aprender coisas novas”.