11 dezembro, 2012

IFRN desenvolve projeto para produtores de Queijo de Qualho e Manteiga de Parelhas




Na manhã de ontem, 10, professoras e alunos do curso Técnico em Alimentos do IFRN – Instituto Federal do Rio Grande do Norte – estiveram em Parelhas, na Câmara Municipal de Vereadores, participando de reunião com os produtores de queijo de qualho e manteiga do município.

As professoras Uliana Medeiros e Itala Viviane pertencem ao campus de Currais Novos – RN e estão desenvolvendo um projeto voltado para os produtores de queijo que utilizam leite cru no processo. A intenção é tornar o produto conhecido no mercado utilizando a “denominação de origem”, como já é feito em outras regiões do país, a exemplo do famoso “Queijo de Minas”.

O SEBRAE e Prefeituras de cidades onde o projeto tem sido implantado estão atuando como parceiras na divulgação e expansão do mesmo. Em Parelhas não poderia ser diferente. Na reunião estiveram presentes Ivanilson Pereira e Gildete Maria, como representantes da PMP.

As professoras explicaram aos produtores que estiveram na reunião como este queijo com Indicação Geográfica tem ganhado espaço no mercado através de incentivo à divulgação do local onde ele é produzido. A qualidade no processo de produção é o primeiro passo. Os alunos e professoras pretendem ensinar como os donos das queijeiras podem manter a higiene, sem perder as características do processo artesanal, que é o que garante o sabor diferenciado ao queijo nordestino.

O cooperativismo foi uma das ideias mostradas. Com ele, os produtores deixam de concorrer entre si e tornam-se parceiros.

Uma das barreiras que impede a expansão do comércio do queijo feito com leite cru é a Instrução Normativa Brasileira que exige que o queijo seja maturado com até 60 dias. “Esse tempo é mais que o exigido pelo queijo de qualho ou manteiga para ficar pronto. Caso os produtores decidissem obedecer a IN, o sabor e a qualidade do queijo seriam alterados e prejudicados”, explicou Uliana Medeiros.

O que alunos e professores do curso de Técnico de Alimentos pretendem é lutar por modificações na Instrução Normativa que possam beneficiar o produtor de queijo de qualho e manteiga, facilitando o marketing e para que a produção caminhe em sintonia com os órgãos fiscalizadores.