15 outubro, 2010

CARAVANA DO SORRISO LEVA SAÚDE ÀS ESCOLAS DE PARELHAS




“Sem saúde não há vida”. Esse é o tema do projeto intitulado Caravana do Sorriso, desenvolvido pela Prefeitura de Parelhas através da Secretaria de Saúde, que percorre escolas e outras instituições no Município. O trabalho está em andamento desde a última quarta-feira (13) e prossegue até o próximo dia 12 de Novembro na Escola Municipal Dom José Delgado. Lá, os profissionais de saúde realizam atividades, inseridas no conteúdo pedagógico, que envolvem distribuição de kits, higiene bucal, orientações de saúde, palestras, oficinas, entre outras ações.

“O objetivo é, além de facilitar o acesso a alguns serviços de saúde, orientar e informar os estudantes e a população quanto a importância de se cuidar como forma de prevenir possíveis problemas futuros”, afirmou o Prefeito Francisco Medeiros. O projeto conta com a dedicação de três equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) do Município com grupos formados por enfermeiro, nutricionista, dentista e auxiliar de enfermagem.

Segundo a Coordenadora de Saúde Bucal de Parelhas, Geângela Oliveira, a caravana já percorreu creches, escolas, pastoral da criança e dos surdos, cooperativas, grupo de idosos, presídio da cidade, marçonaria, além de instituições privadas. “Cada local tem sua necessidade e, por isso, antes de realizarmos as visitas fazemos um diagnóstico para planejar o trabalho que iremos desenvolver”, explicou a coordenadora. As Escolas Barão do Rio Branco e Arnaldo Arsênio de Azevedo foram as que receberem a Caravana do Sorriso mais recentemente, neste último local com a realização do dia da cidadania.

Os temas das palestras oferecidas durante o período das visitas abrangem puberdade masculina e feminina, higiene corporal e do lar, cuidados e prevenção de saúde bucal. As oficinas reúnem confecção de material em cerâmica, cartazes e mosaico, teatro, escovação supervisionada e banho. “Todas as atividades são integradas ao conteúdo pedagógico”, acrescentou Geângela.