14 outubro, 2010

COMUNIDADE RURAL DE PARELHAS SEDIA EVENTO AMBIENTAL

O Programa de Recuperação e Preservação da Microbacia do Rio Cobra será discutido amanhã (15) em evento a ser realizado a partir da 8h30 na Quadra de Esportes Eli Clóvis de Medeiros - Comunidade Santo Antônio, zona rural de Parelhas. Na ocasião haverá o lançamento das oficinas de educação e gestão ambiental que serão desempenhadas com integrantes dos Municípios de Parelhas, Jardim do Seridó e Carnaúba dos Dantas, região que compõe o entorno da microbacia.

A realização é da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), através do Programa do Semiárido Potiguar (PSP), e do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA). A Prefeitura Municipal de Parelhas, por meio da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Naturais, é parceira das atividades.

A exposição de produtos artesanais e da agricultura familiar integrará as comunidades da Cachoeira, Santo Antônio, Joazeiro, Boa Vista dos Negros e Boa Vista dos Luciano, zona rural de Parelhas; Areias, Ermo e Lajedos, Carnaúba dos Dantas; Currais Novos e Recanto, de Jardim do Seridó.

A programação reúne ainda apresentação de atividades artísticas e culturais da região; exposição de artesanato e feira ecológica com produtos provenientes da agricultura familiar e sementes nativas; exibição de trabalhos desenvolvidos pelas instituições envolvidas no programa; simulação e preparação de plantio de espécies nativas; distribuição de material didático informativo e orientações sobre temas relacionados ao meio ambiente.

O Projeto de Recuperação e Preservação da Microbacia do Rio Cobra busca tentar reverter os danos sofridos na região e estimular a preservação da área. O objetivo principal é promover o desenvolvimento rural sustentável através de várias ações.