24 maio, 2013

Prefeito de Parelhas Francisco Medeiros (PT) e Prefeitos e Secretários de Saúde de Caicó, Currais Novos e Santa Cruz discutem implantação do Samu Seridó-Trairi


Ontem (23), o Prefeito de Parelhas Professor Francisco Medeiros (PT) e o Secretário de Saúde do município Tarcisio da Costa Clementino se reuniram em Natal com o Secretário de Estado da Saúde Pública, Luiz Roberto Fonseca, a Coordenadora Geral do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Cecília Picinin além de outros prefeitos e secretários de Saúde de Caicó, Currais Novos e Santa Cruz. Foi discutido o processo de Regionalização do Samu, que seque para a terceira etapa e irá contemplar municípios do Seridó-Trairi. Durante a reunião os prefeitos conheceram a estrutura necessária para a implantação das bases descentralizadas, o perfil do serviço prestado e as atribuições do Estado e dos municípios. 
A chegada do Samu vem somar uma série de medidas que irão permitir o atendimento de qualidade à população, como fechamento das escalas médicas, reformas dos hospitais e estruturação de salas de estabilização. O Samu atende a 29 municipios do Rio Grande do Norte, com 24 Unidades de Suporte Básico e seis Unidades de Suporte Avançado, além da Unidade de Suporte Avançado Neonatal, motolâncias e viaturas de intervenção rápida.