01 junho, 2012

Parelhas Realizou o II Fórum Comunitário ao Selo UNICEF




Entre os dias 30 e 31 de maio, Parelhas realizou o II Fórum Comunitário ao Selo UNICEF – Edição 2009/2012. O evento se trata de uma estratégia do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), que pretende avaliar de que forma os municípios estão atuando para melhorar a qualidade de vida das crianças e adolescentes, através das gestões municipais, recebendo o apoio e a fiscalização do CMDCA – Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente.


No primeiro dia (30), o evento foi aberto ao público. Aconteceu na Secretaria de Educação, onde tendas foram montadas e uma grande exposição de artes e pinturas dos estudantes das escolas de Parelhas foram colocadas para visitação. Além disso, apresentações culturais chamaram a atenção dos presentes. O evento contou com a participação do Grupo de Dança Ritmos Africanos, Grupo de Capoeira Cordão de Ouro, Orquestra Sanfônica do Seridó, leitura de poesias, tudo feito por crianças e adolescentes de Parelhas – RN.







Já o segundo dia do evento (31), seguiu uma metodologia e protocolo cheio de peculiaridades. A abertura da solenidade aconteceu as 8H30MIN, contando com a presença das autoridades do município. “Este evento é de extrema importância. É daqui que conseguimos formular um grande plano de ação para aplicar em quatro anos, para mudar a vida dos pequenos cidadãos de Parelhas”, disse o Prefeito Municipal Francisco Assis de Medeiros na abertura.



Após a execução dos Hinos do Brasil e de Parelhas, que foi feita pelo Grupo Violões do Seridó, as portas da Secretaria de Educação foram fechadas para o público em geral. Apenas os 45 convidados para avaliar e a Mediadora do Selo, Goretti Cordeiro, puderam permanecer para as apresentações do que foi feito no município. As explanações foram feitas por adolescentes, acompanhados de adultos, onde cada um era responsável por um eixo temático.


“O papel do Mediador é estar verificando junto a esta representação que aqui esteve, e avaliar em que medida houve avanços no município associadas a políticas para as crianças e adolescentes”, explicou a Mediadora Goretti Cordeiro.

Os temas envolveram trabalhos das Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social. Ildelita Roque, Secretaria de Educação, acredita que Parelhas tem resultados positivos para mostrar “O grau de implementação da Lei que obriga o ensino de Cultura Afro nas escolas é muito bom, pois contamos com professores que passaram por uma capacitação de oitenta horas de aula. Nós também temos um resultado satisfatório com nossas campanhas ambientais, de conscientização dos alunos, promovendo a causa também fora da escola”.




Kleber Diniz crê na importância do PSE – Programa Saúde na Escola, “Ele vem reforçar o que estamos tentando fazer pelas crianças do nosso município. Quando nós atuamos nas escolas, estamos atuando em cima de um quinto de nossa população. É muito bom poder dar uma garantia de saúde a população estudantil do nosso município”.

A Presidente do CMDCA, Priscilla Macedo, estava entusiasmada com o que seria apresentado para a Mediadora e os trinta e sete avaliadores que compareceram ao evento, “Nós trabalhamos bastante. Espero que este Fórum possa ser a garantia de mais ações em defesa dos meninos e meninas de Parelhas”.

O resultado dos municípios aprovados com o Selo UNICEF será apresentado em novembro, com data para a premiação prevista para dezembro.