O Prefeito de Parelhas e Presidente da Associação dos Municípios do Seridó Oriental (AMSO), Francisco Medeiros, viaja hoje (02) para Brasília, onde participa amanhã (03) de reunião na Confederação Nacional dos Municípios. Em pauta discussões sobre o Piso Salarial dos Professores, o reajuste do salário mínimo e a organização da marcha dos prefeitos.
O encontro contará com a presença de presidentes de associações e prefeitos de todos os estados brasileiros. As constantes quedas no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) também estão entre os assuntos a serem discutidos.
De acordo com o levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM), sem descontar os percentuais do Fundeb, o valor da segunda parcela do mês de Janeiro de 2010 foi 39% menor do que o segundo repasse de dezembro de 2009. A CNM destaca a queda real de 23% no FPM, em relação ao ano passado, em que o cenário era a crise econômica mundial.
Segundo o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, caso não ocorra uma recuperação rápida do Fundo, as prefeituras (que vêm de um longo período de crise) vão iniciar 2010 amargando uma queda ainda mais acentuada do FPM.