Várias ações estão sendo planejadas em Parelhas para a mobilização de 18 de Maio, Dia Nacional de Luta Contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Distribuição de cartazes, panfletos e adesivos nas escolas e evento cultural em Praça Pública, fazem parte da programação que tem início ainda essa semana.
“Essas ações contribuem com o processo de alerta e conscientização para um assunto que merece atenção especial da sociedade”, disse o Prefeito Francisco Medeiros. A campanha, realizada pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Assistência Social, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), conta com a parceria do Conselho Tutelar e dos Direitos da Criança e do Adolescente e dos mobilizadores do Selo UNICEF no Município.
O trabalho informativo, com a distribuição de cartazes e panfletos, será desenvolvido nas escolas municipais, estaduais e particulares do ensino fundamental e médio. Segundo a pedagoga do CREAS Jailsa Souza, a escolha do local refere-se à concentração do público alvo a ser atingido. “São nessas instituições que estão às crianças e os adolescentes”, explicou.
No dia 18, encerramento da campanha, haverá um grande evento na Praça de Eventos da Cidade, com apresentações culturais através de grupos de teatro, dança, música, entre outros.
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, marcado no Brasil em 18 de Maio, foi criado em 2000, através da Lei Federal N°. 9970/00. A data foi escolhida para lembrar um fato ocorrido em 1973, em que uma menina de oito anos foi seqüestrada, drogada, espancada, estuprada e assassinada por filhos da alta sociedade de Vitória, no Espírito Santo. O caso, que comoveu todo o país, permanece impune.