No Dia de Luta Contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que é lembrado na data de hoje em todo o país, Parelhas contará com uma programação especial. A partir das 16h vários grupos culturais da Cidade e de Municípios Vizinhos se apresentarão na Praça de Eventos José Arnaldo de Medeiros, onde enfocarão o tema. Exposição, gincana e trabalhos informativos também acontecem nos Programas Sociais e Escolas do Município durante todo o dia.
A campanha, que está sendo realizada desde a semana passada pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Assistência Social, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), conta com a parceria do Conselho Tutelar e dos Direitos da Criança e do Adolescente e dos mobilizadores do Selo UNICEF no Município. “Essas ações contribuem com o processo de alerta e conscientização para um assunto que merece atenção especial da sociedade”, disse o Prefeito Francisco Medeiros.
As 188 crianças e adolescentes inseridas no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) apresentam, durante todo o dia na sede do programa, o projeto ‘Turismo e Arte – Cultura de um Povo. A exposição envolve maquetes, trabalhos de dança, arte, informativos, entre outras atividades voltadas para a campanha. A Gincana acontece com os integrantes do Programa AABB Comunidade.
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, marcado no Brasil em 18 de Maio, foi criado em 2000, através da Lei Federal N°. 9970/00. A data foi escolhida para lembrar um fato ocorrido em 1973, em que uma menina de oito anos foi seqüestrada, drogada, espancada, estuprada e assassinada por filhos da alta sociedade de Vitória, no Espírito Santo. O caso, que comoveu todo o país, permanece impune.