13 maio, 2010

QUEIJEIRA COMUNITÁRIA DA CACHOEIRA É TEMA DE DISCUSSÃO



A Queijeira da Comunidade Cachoeira, Zona Rural de Parelhas, foi pauta de discussão em reunião realizada na noite de ontem (12). Várias autoridades visitaram o local para acompanhar o andamento do projeto de reforma e discutir com a população sobre as pendências para o início do funcionamento da Unidade.

Além do Prefeito Francisco Medeiros e do Secretário Municipal de Turismo, da Cultura e do Esporte, Carlos Alberto Assis, participaram das discussões o Secretário Adjunto da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (SAPE) do Estado, Tarcísio Dantas; o Coordenador do Programa de Agroindústria Familiar da EMATER, Francisco Ivo Freitas e a Diretora de Defesa e Inspeção do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (IDIARN), Tereza Ribeiro. Também marcaram presença os vereadores Maria da Guia Dantas, Wellington Araújo e Gilson Enéas.

“Trata-se de uma obra muito importante para à comunidade e por isso estamos à disposição para ajudar no que for possível”, disse o Prefeito de Parelhas. Na ocasião, a comunidade entregou um documento com algumas solicitações ao Secretário Adjunto da SAPE, que se comprometeu em buscar soluções num prazo médio de sessenta dias.

O projeto de Reforma da Queijeira Comunitária da Cachoeira, realizado pela SAPE, através da EMATER e do IDIARN, em parceria com a Prefeitura Municipal, Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó (ADESE), entre outros, compreende melhoria de toda a infraestrutura e equipamentos da Unidade. Os recursos somam em média 180 mil reais.

A queijeira serve de modelo para a agricultura familiar e tem como foco a produção de queijo artesanal, que é distribuído para toda a região do Seridó.