10 novembro, 2010

ESCOLA DE PARELHAS VIVE DIA DE CIDADANIA



Os alunos da Escola Municipal Dom José Delgado, em Parelhas, viveram na manhã de hoje (10) um dia de cidadania. O momento marcou a culminância do projeto Caravana do Sorriso, uma realização da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde, que foi trabalhado na unidade desde o último dia 13 de outubro. Além de diversos serviços oferecidos como corte de cabelo, manicure, aplicação de flúor, verificação de pressão, peso, medida, entre outros, os estudantes fizeram exposições dos trabalhos, participam de oficinas de teatro, brinquedos, fantoches e sessão de cinema.

Com o tema “Sem saúde não há vida” os profissionais de saúde realizaram atividades, inseridas no conteúdo pedagógico, que envolveram distribuição de kits, higiene bucal, orientações de saúde, palestras, oficinas, entre outras ações desenvolvidas durante quase 30 dias. “O objetivo é, além de facilitar o acesso à alguns serviços de saúde, orientar e informar os estudantes e a população quanto a importância de se cuidar como forma de prevenir possíveis problemas”, afirmou o Prefeito Francisco Medeiros.

As apresentações na escola Dom José Delgado contaram ainda com o coral de alunos, formado durante as atividades da caravana. Segundo a coordenadora do projeto, Geângela Oliveira, o grupo já se apresentou em outro evento e demonstrou emoção. “Nesse trabalho os alunos se sentem muito à vontade porque eles têm direito a tudo. É o mundo deles que é representado aqui”, disse ao acrescentar que o próximo local a ser visitado é o Centro Educacional Edmar Filho, no próximo dia 15. “Com o tema ‘sempre sorrindo’, iremos trabalhar a sexualidade e alimentação”, completou.

A Caravana do Sorriso, que já percorreu creches, escolas, pastoral da criança e dos surdos, cooperativas, grupo de idosos, presídio da cidade, marçonaria, além de instituições privadas, conta com a dedicação de três equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) do Município com grupos formados por enfermeiro, nutricionista, dentista e auxiliar de enfermagem.

Os temas das palestras oferecidas durante o período das visitas abrangem puberdade masculina e feminina, higiene corporal e do lar, cuidados e prevenção de saúde bucal. As oficinas reúnem confecção de material em cerâmica, cartazes e mosaico, teatro, escovação supervisionada e banho.