20 novembro, 2012

Evento na Comunidade Boa Vista Comemora o Dia da Consciência Negra



A I Semana de Consciência Negra é uma Parceria entre
o Ponto de Cultura e a UFRN.




Encerra-se hoje, 20, a I Semana de Consciência Negra de Boa Vista dos Negros. O evento marca as comemorações em torno do Dia Nacional da Consciência Negra. Uma extensa programação foi organizada e aplicada durante oito dias – de 13 a 20 – onde alunos e professores de várias escolas do município puderam participar para conhecer um pouco mais da cultura Afro-Brasileira.

A proposta do evento foi resgatar a história e a cultura e provocar a comunidade para a participação e o conhecimento das mesmas. Tudo faz parte do projeto “Estratégias para uma Educação Patrimonial em Comunidades Quilombolas do Seridó”, desenvolvido por alunos bolsistas da UFRN.




Maria das Graças, mais conhecida como Preta, é Presidente da Associação da Comunidade Boa Vista e uma das que esteve à frente deste evento. Ela nos contou em entrevista qual a importância deste momento para a valorização da cultura da comunidade.

“Esse é um projeto do Ponto de Cultura Espaço de Resistência da nossa comunidade. Nós tivemos a ideia de montar um túnel do tempo da comunidade contando a nossa história desde o surgimento da Boa Vista até os dias de hoje”.

Hoje, 20, pela manhã a programação engloba a exibição do curta metragem Solte Seus Cabelos. À noite teremos o encerramento com apresentações culturais.

“O nosso objetivo é que a Semana de Consciência Negra passe a fazer parte do nosso calendário de eventos todo ano, porque essa é uma discussão importante”, completou Maria das Graças.

Francisco Medeiros reconhece a importância da realização da I Semana da Consciência Negra: “O debate em torno da valorização das nossas raízes é sempre necessário. Ver que nossas escolas estão participando e buscando apresentar este conteúdo aos nossos jovens desde cedo, levando eles a campo é muito gratificante. É uma oportunidade única e a Prefeitura não poderia deixar de apoiar”.