06 novembro, 2012

Francisco Participa de Reunião Para Discutir Projeto de Coleta Seletiva



O Prefeito do município de Parelhas, Francisco Medeiros, esteve na manhã de hoje, 06, participando de reunião com os integrantes da Associação de Catadores de Parelhas. O encontro que aconteceu na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais – STTR – durou cerca de uma hora e meia e teve como objetivo discutir os problemas envolvendo a reciclagem e a implantação da coleta seletiva.

Participaram associados; Sidney Oliveira representando o CRAS; Joseilton Oliveira e Padre Neto representando a Diocese de Caicó/RN; e Gildete Maria, Secretária de Meio Ambiente.

Os integrantes da Associação de Catadores pediram ao Prefeito Francisco colaboração para a construção de um galpão onde os trabalhadores possam armazenar o material reciclado, e que seja feita uma parceria entre a Prefeitura e a Associação para que os mesmos possam trabalhar na limpeza das vias públicas utilizadas nas festas do município, a exemplo da Festa de São Sebastião, Carnaval e Arraiá da Zona Sul.

“Estamos esbarrando em questões burocráticas, mas esta reunião com este número de participantes mostra que já temos uma boa representatividade”, disse Padre Neto se referindo à impossibilidade da Prefeitura ajudar com recursos próprios. Francisco revela que “Temos que nos mobilizar em busca das parcerias. A Fundação Banco do Brasil já está à disposição. Com essa parceria poderemos conseguir o galpão. A Prefeitura já pretende contar com a ajuda desses trabalhadores nas festividades do município”.

O projeto dos catadores recebe o apoio da Diocese e já está sendo implantado em Caicó. Francisco Medeiros recebeu uma cópia do documento que será estudado pela equipe gestora para avaliar quais serão os pontos onde a Prefeitura poderá ajudar.

“A maior dificuldade quando tratamos do problema do lixo e da coleta seletiva é o trabalho de conscientização. Mas Parelhas conta com empresas de comunicação que estão sempre colaborando. A questão é cada um fazer o trabalho de separação do lixo em casa, para ajudar os catadores”, revelou o Prefeito.

Joseilton Oliveira adianta que Parelhas terá dois representantes em um importante evento sobre resíduos sólidos ainda este ano: “Se trata de um Congresso Internacional com palestrantes de várias partes do Brasil. Nós queremos que as pessoas daqui conheçam as experiências que estão sendo aplicadas país a fora”.



ASSECOM