13 março, 2013

PREFEITURA DE PARELHAS E SEMARH DEBATEM SOBRE A OPERAÇÃO DA BARRAGEM BOQUEIRÃO


Representantes da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos - SEMARH - estiveram na manhã de hoje (13) na Sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Parelhas, debatendo junto a Prefeitura Municipal de Parelhas a situação da seca no Nordeste e sobre o reservatório de água do município  a Barragem Boqueirão.  

Secretários Municipais, Vereadores, Agricultores Ribeirinhos do Rio Seridó e Munícipes participaram da reunião, onde a representantes da SEMARH Joana Dark apresentou um diagnóstico da situação atual da Barragem Boqueirão, e do que será feito pela Secretaria para minimizar a problemática.


O tema mais discutido pelas autoridades presentes foi o que seria decidido no tocante a Comporta da Barragem. Se seria fechada ou não, uma vez que a cada dia diminui a água do reservatório. 

De acordo com Joana Dark, a decisão da Secretaria é que a Comporta continue aberta pelos próximos dois meses, e deu a certeza de que se o período de estiagem continuar a comporta será fechada. 

A Barragem Boqueirão, considerado o maior reservatório da região do Seridó com cerca de 85 milhões de metros cúbicos d’água está com apenas 30% dessa capacidade total. Aliado a isso, quase 100 carros-pipas deixam diariamente o reservatório levando água para várias cidades da região e Estados vizinhos na tentativa de amenizar o sofrimento de cidades em colapso de abastecimento d’água.



O Prefeito, Professor Francisco Medeiros reconheceu que "já está mais do que na hora da Secretaria de Recursos Hídricos tomar uma posição no sentido de fechar a comporta. Sei que isso trás alguns prejuízos para alguns agricultores que vivem a jusante da barragem e que utilizam essa água para irrigação. Mas por outro lado nós temos que ter uma preocupação muito intensa com a questão do abastecimento humano",