15 abril, 2013

PREFEITURA DE PARELHAS INICIA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE




Começa hoje em todo o Brasil a campanha nacional de vacinação contra a gripe.  Neste ano, o período de vacinação ocorre entre 15 a 26 de abril. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 32 milhões de pessoas, o equivalente a 80% do grupo prioritário: idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a dois anos, indígenas, gestantes, pessoas privadas de liberdade e profissionais de saúde. Também receberão a vacina mulheres no período de até 45 dias após o parto (em puerpério) e os doentes crônicos, que terão o acesso ampliado a todos os postos de saúde.

O objetivo da vacinação é contribuir para a redução das complicações, internações e óbitos provocados por infecções da gripe. Para tanto, serão distribuídas cerca de 43 milhões de doses da vacina. "A vacina da influenza tem a imunidade curta, de nove a doze meses. Depois de vacinadas, as pessoas estarão protegidas a partir de 15 dias. Quem foi vacinado no ano passado, precisa tomar a dose novamente”, orienta o ministro da Saúde. Feita com o vírus inativado, a vacina é segura e a única contra indicação é para as pessoas que têm alergia severa a ovo.



Em Parelhas, a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde estará em todos os PSF's da Zona Urbana e da Zona Rural atendendo ao público alvo da vacinação, com o objetivo de cumprir a meta do Ministério da Saúde, em vacinar 80% do público alvo. O Prefeito, Professor Francisco Medeiros (PT), "reconhece a importância da ação do Ministério da Saúde em parceria com todos os municípios do Brasil, e pede que o público alvo, que deve receber a vacina, procure em tempo ágil o seu PSF, levando consigo o cartão de vacinação, a fim de não deixar para a última hora. Lembramos aos munícipes que no próximo sábado dia 20, teremos uma mobilização no tocante ao dia "D" da vacinação. 

A vacinação é feita com objetivo de diminuir o risco de ter a doença grave. As pessoas que apresentarem os sintomas da gripe devem procurar o posto de saúde, pois há tratamento. As ações do Ministério da Saúde, em parceria com estados e municípios, visam tanto a prevenção quanto o tratamento e o diagnóstico precoce.