06 agosto, 2013

ACONTECE HOJE EM PARELHAS A II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA






A Prefeitura Municipal de Parelhas através da Secretaria Municipal de Turismo, da Cultura e do Esporte realiza durante todo o dia desta terça-feira (06), no Espaço Nordeste Parelhas, a II Conferência Municipal de Cultura que tem por tema: “Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Municipal de Cultura”.



A Conferência Municipal é uma etapa preparatória para a III Conferência Estadual de Cultura. As conferências são uma oportunidade ímpar para que a sociedade civil e os governos, juntos, avaliem as políticas culturais da União, Estados, Municípios e Distrito Federal e façam propostas para seu aperfeiçoamento.


Além da palestra sobre o tema, com Rodrigo Bico (Ator e Articulador da Rede Estadual dos Pontos de Cultura do RN), serão debatidos no período da tarde os seguintes eixos: Implementação do Sistema Nacional de Cultura; Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Cidadania e Direitos Culturais e Cultura como Desenvolvimento Sustentável.


O Prefeito, Professor Francisco Medeiros, destacou “a importância da cultura, como instrumento de mudança social, uma vez que ações como as desenvolvidas no município, têm contribuído para manter viva a diversidade cultural”. Destacou ainda, o apoio da Prefeitura Municipal em diversas ações, algumas reconhecidas a nível nacional, tais como: Orquestra Sanfônica Seridó de Parelhas, Grupo Violões do Seridó, Banda de Música 11 de Fevereiro; Grupo de Teatro Iluminart (CAPS); Grupos de Danças; Negros do Rosário (Comunidade Quilombola Boa Vista dos Negros); Cinema nos Bairros; os Pontos de Cultura: Cia das Artes e Espaço de Resistência; Apoio Literário; Artistas Populares, o Coreto Cultural, e o Espaço Nordeste Parelhas, o primeiro no RN. 

 Rodrigo Bico - Palestrante

Participam da Conferência, os Secretários Carlos Alberto Assis de Araújo (Turismo, Cultura e Esporte), Ildelita Roque (Educação), Alexandre Carlo de Medeiros Dantas (Assistência Social e Habitação), os Vereadores Maria da Guia Dantas Araújo (Presidente da Câmara), Francisco Genidson, Wellington Araújo, Frank Kleber, Romiselia Araújo, CAPS/Parelhas, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Parelhas, Conselho Tutelar, Escolas, Pontos de Cultura, Maternidade e Sociedade Civil.

Ao final da conferência, serão escolhidos delegados para participarem da III Conferência Estadual de Cultura, que acontecerá em Natal.