18 outubro, 2009

No ranking do combate à fome, Brasil ocupa primeiro lugar

    A constatação é da Organização Não-Governamental Action Aid, que atua em países de quatro continentes, sempre no combate à pobreza


   As políticas sociais do Governo Federal, principalmente a partir do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), foram reconhecidas pela ONG Action Aid, que apontou o Brasil em primeiro lugar no ranking do combate à fome entre os países em desenvolvimento. Iniciativas como o Bolsa Família, programas de segurança alimentar e nutricional e outros foram apontados no relatório da instituição como fundamentais para comprovar a prioridade dada à questão pelo governo brasileiro.


   O documento da Action Aid, divulgado nesta sexta-feira (16/10) para celebrar o Dia Mundial da Alimentação, relaciona dois rankings: o dos países ricos, liderado por Luxemburgo, e o dos países em desenvolvimento, no qual o Brasil supera China, Gana e Vietnã, que vêm em seguida. Há críticas à Índia, que viu crescer em 30 milhões o número de pessoas que passam fome.


   “É o papel do Estado, e não a riqueza do país, que determina o progresso em relação à fome”, disse a diretora da ONG, Anne Jellema. Daí os esforços do governo brasileiro reconhecidos pelo documento da Action Aid. “O Brasil demonstra o que pode ser atingido quando o Estado tem recursos e boa vontade para combater a fome”.


   A Action Aid foi criada na Inglaterra nos anos 70 e hoje atua de forma global em países de quatro continentes, sempre no combate à pobreza. A sede fica em Johannesburgo, na África do Sul. No Brasil, possui escritório desde 1998. O ranking liderado pelo País, divulgado nesta sexta, foi feito após pesquisas em 50 países.


Fonte: Assessoria de Comunicação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS)