24 outubro, 2009

PARELHAS RECEBE MUTIRÃO DE COMBATE AO GLAUCOMA







Um mutirão em investigação de glaucoma foi realizado ontem (23) em Parelhas com o apoio da Prefeitura Municipal. Trata-se da Campanha Nacional de Combate ao Glaucoma, executada no Rio Grande do Norte através do Hospital Geral de Oftalmologia (HGO), cuja finalidade é combater a doença por meio de avaliações e distribuição gratuita de medicamentos. Cerca de 300 pessoas foram consultadas na Policlínica da cidade.

Segundo o Oftalmologista Vanderlândio Carolino, o objetivo é consultar o maior número possível de pessoas para, uma vez diagnosticada a doença, distribuir os medicamentos aos pacientes a cada três meses. “Se a doença for detectada o paciente recebe o medicamento na hora. A cada três meses a equipe estará no Município fazendo uma nova avaliação para o acompanhamento dessas pessoas e entregando medicamentos”, acrescentou ao destacar que a equipe também realiza cirurgias. “Se for preciso também realizamos cirurgias”, disse.

Ainda de acordo com o médico, a meta da Campanha Nacional é cadastrar uma média de 30 mil pessoas somente no RN. “O trabalho está sendo desenvolvido no Estado há poucos meses, porém, nosso objetivo é visitar todos os Municípios”, afirmou Vanderlândio, que reside em Mossoró/RN e é um dos sócios do HGO.

O projeto foi muito bem recebido pelo Município de Parelhas. Conforme o Secretário do Gabinete Civil da Cidade, Aiton José dos Santos, a campanha de combate à doença é um sonho antigo. “Fico muito feliz com essa conquista. Sou portador do glaucoma há cinco anos e nesse tempo busquei inúmeras vezes parcerias para esse tipo de trabalho, pois os medicamentos são muito caros”, relatou o Secretário que também foi avaliado na ocasião.

Para o Secretário de Saúde de Parelhas, Tadeu Nicodemos, a Campanha foi fundamental para alertar às pessoas com relação ao perigo da doença. “As pessoas tiveram a oportunidade de serem avaliadas e medicadas e, além disso, receberam orientações, o que foi muito importante”, disse.


O glaucoma é uma doença silenciosa causada pelo aumento da pressão dentro do olho que, se não tratada precocemente, pode ocasionar uma lesão permanente nas fibras nervosas e, consequentemente, a cegueira irreversível.