A saúde de Parelhas já pode comemorar: O centro cirúrgico da Maternidade Doutor Graciliano Lordão foi liberado pela Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária (Suvisa). A boa notícia foi dada pelo prefeito Francisco Medeiros que, acompanhado da representante da Maternidade Margarida da Silva Ângelo, esteve reunido na manhã de hoje (14) em Natal com a equipe técnica da SUVISA.
“É uma grande vitória para a saúde do Município, pois o Centro Cirúrgico representa muito para os parelhenses e estávamos muito tristes com a situação”, disse o Prefeito de Parelhas ao acrescentar que a Prefeitura se empenhou bastante para ajudar a maternidade. Dentre as contribuições da administração estão à doação de um gerador novo e ajuda na melhoria da infraestrutura do local.
Segundo Francisco, foi firmado um compromisso para, em até 180 dias, dar andamento às demais adequações solicitadas pela SUVISA. Para isso, o Governo Municipal buscará a viabilização de uma emenda de 100 mil reais concedida por Iberê Ferreira de Souza, na gestão do ex-prefeito Antônio Petronilo, para a reforma e adequação da maternidade. “O nosso primeiro passo será trabalhar as normas exigidas”, adiantou.
Desde que o Centro Cirúrgico foi interditado, em Novembro de 2009, Francisco já participou de várias audiências na Suvisa e na Secretaria de Saúde do Estado. A pauta também foi levada à Brasília, quando esteve acompanhada de representante da Maternidade. Em Parelhas também foi realizada uma audiência pública na Câmara Municipal para esclarecer à população sobre os problemas enfrentados.
A Maternidade Dr. Graciliano Lordão, existente há 55 anos no Município de Parelhas, é uma instituição filantrópica (sem fins lucrativos) gerida por uma Associação de Proteção e Amparo à Maternidade e à Infância – APAMI.