14 junho, 2010

PARELHAS VIVE SEMANA DE COMBATE AO TRABALHO INFANTIL

De hoje (14) até a próxima sexta-feira (18) Parelhas vivencia a Semana do Combate ao Trabalho Infantil, cuja data oficial é marcada mundial e nacionalmente no dia 12 de Junho. Os integrantes dos programas sociais do Município participam de concurso de cartazes, gincana esportiva, caravana do sorriso, palestra, oficina e torneio de futsal. O tema da campanha, lançada em todo o Brasil pela Organização Internacional do Trabalho, é “Cartão Vermelho para o Trabalho Infantil”.

“É uma grande oportunidade de sensibilizar, mobilizar e discutir a respeito do trabalho infantil, buscando erradicar essa postura”, disse o Prefeito Francisco Medeiros ao citar a constante atuação dos programas sociais existentes no Município. “O PETI de Parelhas é um grande exemplo desse trabalho positivo”, acrescentou ao referir-se ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil.

A programação para a semana comemorativa é uma realização da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Assistência Social de Parelhas. O público alvo a ser trabalhado envolve os 188 integrantes, entre crianças e adolescentes, do PETI; grupo de adolescentes trabalhados pelo Centro de Referência de Assistência Social – CRAS e Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS; e os 125 usuários do Projovem.

O dia mundial de Combate ao Trabalho Infantil é 12 de Junho. O objetivo das mobilizações alusivas à data é promover ações que possibilitem melhor articulação entre a sociedade civil e o poder público para fortalecer o enfrentamento a esse tipo de violação de direitos humanos de crianças e adolescentes. No Brasil, segundo dados da Organização Internacional do Trabalho - OIT, o Nordeste é a região que apresenta o maior número de crianças no mercado de trabalho.