Foram apresentadas várias propostas para enfrentar a falta de chuvas de forma objetiva evitando prejuízos e o endividamento dos agricultores.
A reunião aconteceu na manhã de ontem, 19, no Auditório Joaquim Eneas Batista do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Parelhas –RN. Foram convidados todos os presidentes de associações de comunidades e produtores rurais de uma forma geral, para um encontro com o Prefeito Francisco Assis de Medeiros e a Secretária de Agricultura Gildete Maria.
Foram apresentadas propostas de refinanciamento de dívidas com os bancos, melhoria da qualidade da água para irrigação, maior número de profissionais para dar assistência técnica aos produtores, entre outras que estarão presentes no relatório.
Uma das falas que chamou atenção foi a de Anderson Ricarte, criador que vive na Comunidade Santo Antônio: “Nós temos que assumir que essas condições de clima são o natural da nossa terra e buscar estratégias de convivência com a seca, e não de combate ou enfrentamento como é dito nas campanhas por aí”.
Francisco Medeiros espera trazer uma boa resposta da reunião, na segunda-feira: “Vamos participar, levar nossas propostas. Escutar o que eles tem a pedir é essencial. O que dificulta as estratégias de convivência com a seca, é que aqueles que criam as políticas publicas muitas vezes não conhecem o semiárido. Os produtores aqui presentes, sim!”, afirmou o Prefeito.