12 abril, 2012

Prefeitura Realiza Ação de Combate a Insetos

Segundo Vinicius Santos maior incidência de focos de dengue em Parelhas está sendo em caixas de água

O município de Parelhas está sofrendo com um surto de muriçocas nas ultimas semanas. As causas da proliferação deste inseto são várias, dentre elas as altas temperaturas e as fossas. Bairros da cidade, como o Dinarte Mariz que fica nas proximidades de uma das lagoas de captação da CAERN, sofrem com o grande numero de muriçocas nas casas, que prejudica a qualidade de vida e deixa a população alerta em relação à transmissão de doenças como a Dengue.

Para combater, a Prefeitura Municipal está realizando uma ação através da Secretaria de Saúde. Equipamento e inseticidas para pulverização foram adquiridos e agora a dedetização está sendo feita. Kleber Diniz, Secretário Municipal, explicou: “O objetivo dessa ação é inibir o aparecimento de mosquitos transmissores da dengue e também de muriçocas. A cidade já estava com um surto bastante elevado de muriçocas e o material utilizado para fazer essa dedetização não se encontra aqui em Parelhas. Nós tivemos que procurar o produto fora do município, por isso ouve uma demora em o inicio dessa ação. Mas a aceitação está sendo boa e esperamos conseguir combater esses focos”.

O Secretário ainda informou que de janeiro até agora, apenas dez casos de dengue foram confirmados, dentro de cem notificações.

Vinicius Santos é um dos Coordenadores responsáveis pelo combate aos mosquitos e conta como os moradores das áreas mais prejudicadas com o grande número de insetos podem fazer para diminuir a incidência dentro de suas casas: “Na questão do mosquito da dengue, as pessoas devem ter cuidado nos depósitos próximos do solo, mantendo sempre limpos e tampar bem. A caixa de água deve ser lavada sempre a cada dois meses. Enquanto as muriçocas as pessoas devem manter suas residências sempre fechadas nos horário de 16h30min até 18h00min, para que dificulte a entrada do bicho nas casas. É bom evitar o acumulo de roupas nos tornos e de roupas sujas, manter o depósito de comida para porcos fechado e o lixo bem acondicionado”.

O local mais comum de se encontrar larvas de mosquito Aedes Aegypti em Parelhas é nas caixas d’água das casas. A partir desse diagnóstico os profissionais de saúde pedem para que a população colabore no combate a Dengue: “Quanto mais limpo o depósito, mais difícil da larva se desenvolver lá. Parte da iniciativa do morador manter sua caixa d’água sempre limpa para evitar o desenvolvimento da larva do aedes aegypti”, afirma Vinicius.




Para espantar as muriçocas uma boa dica é ter uma árvore tipo Nim Indiano (Neem Indiano). Ele tem ação inseticida, repelente, reguladora do crescimento e inibidora de apetite. Insetos tratados com o Nim ao se reproduzirem geram insetos deformados, com baixa capacidade de reprodução e alimentação, reduzindo assim a infestação da praga.

Além disso, qualquer pessoa pode produzir em casa um inseticida natural utilizando as folhas do Neem:

Ingredientes:

- 500 ml de água
- 50 gramas de folha de Neem Indiano picado
- 30 ml de álcool

Preparo:

Em um liquidificador, coloque a água e as folhas do Neem, bata por cerca de 3 minutos. Depois a mistura deve ser coada e usada para bater o restante das folhas, também por 3 minutos. Em seguida, é preciso coar novamente a mistura para acrescentar o álcool. Continue batendo por 1 minuto e está pronto.

Depois basta borrifar a solução no ambiente. Essa mistura também serve para eliminar pulgas e carrapatos de animais domésticos como cachorros.