08 julho, 2013

PREFEITURA DE PARELHAS, REÚNE AGRICULTORES FAMILIARES E ALUNOS DA UFRN, EM CONFRATERNIZAÇÃO NO TERMINAL TURÍSTICO


No último sábado (06), a Prefeitura Municipal de Parelhas, através da Secretaria de Agricultura, do Meio Ambiente e da Pesca, recebeu para uma confraternização, os agricultores rurais, estudantes e professores dos cursos de Zootecnia, Agronomia e Geografia, da UFRN, que desenvolveram junto ao homem do campo, grupo de estudos em sistema de produção animal sustentável do RN - GEPARN.


As ações ocorrem desde 2011, nos municípios de Parelhas, Cruzeta e Acari, no sentido de garantir o intercâmbio de conhecimento entre as partes e o fortalecimento da agropecuária familiar e da cadeia produtiva do leite. Em Parelhas, cerca de dez produtores rurais foram beneficiados, e receberam cerca de vinte estudantes, que permaneceram nas comunidades durante um dia e meio, uma vez por mês, analisando junto aos agricultores, a qualidade do solo, da água, do leite, o controle dos rebanhos, e orientando-os para melhorar, desenvolver a pecuária  do produtor para que ele tenha lucro com a atividade leiteira.  


O Prefeito, Professor Francisco Medeiros, agradeceu a Professora Magda Maria Guilhermino - Coordenadora do GEPARN, pelo desenvolvimento do projeto em Parelhas, uma vez que são projetos dessa magnitude que tem feio a diferença na realidade econômica e social dos nossos produtores. E que a Prefeitura Municipal, tem se tornado parceira de projetos como o GEPARN, Balde Cheio, Aprisco e diversos outros voltados especialmente para o homem e e a mulher do campo. E com isso é perceptível o avanço e a qualidade de vida dos nossos agricultores familiares.


A confraternização aconteceu no Terminal Turístico de Parelhas, e contou com a presença do Prefeito, Professor Francisco Medeiros, dos Secretários Ivanilson Pereira de Araújo (Agricultura, Meio Ambiente e Pesca), Gildete Maria (Chefe de Gabinete Cívil), a Coordenadora do GEPARN, a Professora Magda Maria Guilhermino, os Vereadores Frank Kléber (PT) e Francisco Genidson (PMDB), técnicos da Secretaria de Agricultura, do Meio Ambiente e da Pesca, alunos e professores da UFRN, e agricultores rurais e familiares, das cidades de Parelhas, Acari e Cruzeta.