23 novembro, 2009

PARELHAS COMEMORA DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA





Muita cultura e comemoração na data escolhida para festejar o Dia da Consciência Negra, em Parelhas. As comemorações, realizadas nacionalmente no dia 20 de Novembro, aconteceram na cidade durante toda a tarde de ontem (22) na Comunidade Quilombola Boa Vista dos Negros. Apresentações culturais, palestra, discussões e homenagens fizeram parte da programação.


Esse é o terceiro ano que a data é comemorada em Parelhas. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social e da Cidadania em parceria com Comunidade Boa Vista dos Negros. “É uma data muito importante em que se comemora toda a luta desse povo”, afirmou o Prefeito de Parelhas, Francisco Medeiros, que participou das festividades.

Secretários e Vereadores também marcaram presença. A palestra, que discutiu o Estatuto da Igualdade Racial, foi proferida pela Coordenadora de Política de Promoção da Igualdade Racial do Governo do Estado, Elizabeth Lima da Silva. Na ocasião também houve apresentação do projeto Ponto de Cultura da Comunidade e Homenagem dos alunos da Escola Estadual Barão do Rio Branco. “É um momento de reconhecimento a esse povo tão sofrido em nosso país”, destacou o Secretário Municipal de Assistência Social e da Cidadania, José Rogério Dantas.

A força cultural da Boa Vista dos Negros foi representada pelas apresentações dos Negros do Rosário, Pérola Negra e pelo grupo de percussão Afrorregueiros. O evento foi finalizado pelo desfile de escolha da beleza negra da comunidade.

No Rio Grande do Norteo são mais de 40 comunidades negras, porém, apenas 15 possui a certificação de remanescente de quilombola, que é um registro de auto-declaração da origem local. Segundo a Coordenadora Elizabeth Lima, Boa Vista dos Negros foi uma das primeiras que apareceu do Estado para o Brasil. “Boa Vista dos Negros está em processo adiantado por já possuir o documento. A comunidade hoje tem assentos até em alguns conselhos como de saúde e antidrogas, o que é muito importante”, disse.


20 de novembro foi o dia escolhido como marco da Consciência Negra pelo Movimento Negro Unificado em 1978 em homenagem a Zumbi, líder máximo do Quilombo de Palmares e símbolo da resistência negra, assassinado em 20 de novembro de 1695. Em todo o Brasil, a data é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está o dia 20 de novembro também recebe o nome de Semana da Consciência Negra.


PMP