03 julho, 2012

Aberta a Semana do Empreendedor Individual em Parelhas - RN




Markson, proprietário da MK Informática, contou seu caso de sucesso


Prefeitura Municipal de Parelhas, Câmara de Dirigentes Lojistas e SEBRAE estão realizando de 02 a 07 de junho a Semana do Empreendedor Individual. O evento é de nível nacional, e Parelhas, que recentemente ganhou a Sala do Empreendedor não poderia deixar de realiza-lo. São palestras, cursos e oficinas gratuitas para aqueles que querem entender o que é o EI ou que querem aperfeiçoar seus conhecimentos para ampliar os seus negócios.

Na noite de ontem, 02, aconteceu a abertura do evento no Salão Nobre da Prefeitura, contando com a exibição de entrevistas em vídeo dos empresários de sucesso de Parelhas, do filme do SEBRAE “As Voltas que o Dinheiro Dá”, e também com a palestra de Yves Guerra, Gestor de Projetos do SEBRAE RN – No Território da Cidadania do Seridó.



O palestrante focou sua apresentação em explicações em torno do tema “Empreendedorismo Individual” e contou para os participantes o que e como cada cidadão, empresário ou não, pode fazer para manter a economia do município onde reside sempre ativa.

“Qualquer atividade da indústria, comércio ou serviço pode se formalizar como EI. Esse ramo empresarial ainda dá a opção de contratar um funcionário com carteira assinada. O custo hoje é de R$ 31,10 mensalmente”, explicou Yves Guerra.

A organização da Semana do Empreendedor Individual percebeu que no primeiro dia houve uma grande participação de empresários do ramo de alimentos. Lá, surgiram muitas dúvidas em relação a Vigilância Sanitária. Rejane Assis, Agente de Desenvolvimento no município através da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte respondeu: “Nós já estamos nos reunindo com a Secretaria de Meio Ambiente e a Vigilância Sanitária para entender como está sento feito o trabalho. É importante a desmistificação da vigilância, pois eles fazem um trabalho orientador, ensinando a adequação. Ninguém tem a intenção de impedir ou dificultar o trabalho do empreendedor”.

Hoje, 3 de julho, o evento continua. Mas, dessa vez será a versão itinerante, que levará a palestra de Yves Guerra para o Povoado Santo Antônio, a partir das 19H00. Confira a programação:

Dia 03 (terça-feira)
19h – Espaço Empreendedor Itinerante no Povoado Santo Antonio.
Palestra: Vantagens em ser Empreendedor Individual legalizado.
Palestrante: Yves Guerra – SEBRAE.
Formalização no Local.

Dia 04 (quarta-feira)
19h – Palestra: Escrituração Fiscal e Legislação Tributária para os Empreendedores Individuais.
Palestrante: Jucineide Silva – Coordenadora de Tributação do Município.
20h – Palestra: Escrituração contábil do EI, tributos fiscais, legislação trabalhista.
Palestrantes: Contadores: Viviam, André e Jamil Gilson.
Local: Auditório da Prefeitura Municipal de Parelhas.

Dia 05 (quinta-feira)
19h – Oficina SEBRAE - SEI Vender (exclusivamente para os Eis já formalizados).
Facilitador: Edson Almeida – SEBRAE.
Local: Auditório da Prefeitura Municipal de Parelhas.

Dia 06 (sexta-feira)
19h – Palestra sobre linhas de Crédito para o Empreendedor Individual – Banco do Brasil, Banco do Nordeste e SICOOB.
Encerramento da Semana do Empreendedor Individual.
Local: Auditório da Prefeitura Municipal de Parelhas.