04 agosto, 2014

PREFEITURA DE PARELHAS REALIZOU O 1º FÓRUM COMUNITÁRIO DO SELO UNICEF – EDIÇÃO 2013/2016






Na última Quinta-feira (31), a Prefeitura Municipal de Parelhas através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente em parceria com a Rede Inter setorial, onde os demais conselhos e secretarias municipais participa, realizou o I Fórum Comunitário do Selo Unicef – Edição 2013 – 2016, que aconteceu no Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.


Os Fóruns Comunitários do Selo UNICEF são espaços de engajamento da sociedade no planejamento, acompanhamento e avaliação de um conjunto de Ações Estratégicas de Políticas Públicas e de Participação Social. Tais ações buscam garantir a igualdade de oportunidades no acesso aos direitos, para que cada criança se desenvolva protegida da violência, brinque, aprenda e viva com plenitude a sua infância e adolescência.


É o momento para se fazer um diagnóstico da situação das crianças e adolescentes do município e refletir sobre fatores de desigualdades como renda, cor da pele, gênero, idade, deficiências e local de moradia. Também é o espaço de escuta e levantamento de propostas para a elaboração do Plano Municipal de Ação para a Proteção Integral das Crianças e Adolescentes.


O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) têm um papel decisivo na organização e coordenação do Fórum e conta com o apoio da Comissão Inter setorial pelos Direitos da Infância e Adolescência.


Lideranças locais, crianças, adolescentes e famílias são imprescindíveis nesse processo. O Prefeito Francisco Medeiros “reconhece a participação como um direito meio, que possibilita o exercício dos demais direitos, e um direito fim, por ser condição indispensável ao desenvolvimento das meninas e meninos e do lugar onde vivem”.