02 março, 2010

AGRICULTURA FAMILIAR É INCENTIVADA EM PARELHAS



Realizar trabalhos de incentivo à agricultura familiar. Esse é um dos objetivos da Prefeitura Municipal de Parelhas no âmbito da Secretaria de Agricultura, do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais. Somente no último mês de Fevereiro, mais de mil e duzentos quilos de sementes selecionadas foram distribuídos entre as Associações Comunitárias Rurais através de parceria entre o Governo do Estado e a Emater.

Sementes de milho, feijão e sorgo foram entregues à quinze associações do Município para serem distribuídas entre os agricultores. “Ações dessa natureza são muito importantes para o crescimento do nosso Município”, disse o Prefeito Francisco Medeiros ao acrescentar que os trabalhos de incentivo à agricultura familiar devem ser intensificados.

Outros trabalhos estão sendo desenvolvidos na cidade através do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, do Governo Federal. Dentre eles estão projetos voltados à produção e comercialização de produtos como carne bovina, bolo caseiro e pescado. As ações são executadas por meio de parceria entre a Companhia Nacional de Abastecimento – Conab, Prefeitura Municipal, Associações Comunitárias Rurais e Urbanas, Cooperativas e Colônia de Pescadores.

Apoio às associações, cooperativas e colônia de pescadores, revitalização do viveiro de mudas e do mercado público da cidade, melhoramento do matadouro público e atividades em prol do desenvolvimento sustentável, também fazem parte do relatório de atividades realizadas em 2009 pela administração.

Os trabalhos em destaque para o ano em exercício incluem a construção do sistema de abastecimento de água a partir da Barragem Boqueirão para a Comunidade Cachoeira, um novo abatedouro público e a aquisição de um trator agrícola e implementos.