15 março, 2010

CULTURA DE PAZ É TEMA DE SEMINÁRIO REALIZADO EM PARELHAS


Na última sexta-feira (12) Parelhas vivenciou o I Seminário de Construção do Plano Municipal de Prevenção das Violências e Estímulo da Cultura de Paz. O evento, realizado durante todo o dia na AABB da cidade, foi uma promoção do Projeto ‘Educação para Cultura de Paz’, executado no Município pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde em parceria com a Educação e Assistência Social.

Após a abertura feita pelo Prefeito Francisco Medeiros e pelo Vice José Rogério Dantas, o debate entre os participantes foi aberto. Além do executivo Municipal, as discussões reuniram representantes do Legislativo de Parelhas, da Secretaria Estadual de Segurança, Coordenação Estadual de Vigilância em Saúde, Delegacia Civil e da Mulher, Conselhos Estaduais da Criança e do Adolescente e Drogas, Polícia Militar, Juiz de Direito, Promotor de Justiça, entre outros.

No período da tarde houve oficina para a construção dos eixos estratégicos do Plano Municipal de Prevenção das Violências e Estímulo da Cultura de Paz. Os trabalhos, apresentados ao final dos debates entre os grupos, envolveram temas para prevenção, atendimento e enfretamento.

O Projeto Educação para Cultura de Paz é executado no Município desde Janeiro de 2009. No Rio Grande do Norte, apenas Parelhas e Natal realizam o trabalho, que é uma proposta do Governo Federal. Na terceira maior cidade da região do Seridó, a equipe técnica é formada por assistente social, psicólogo e psicopedagogo.

O objetivo é formar multiplicadores e implantar a educação para cultura de paz na Rede Municipal de Ensino e Saúde, nas Escolas Estaduais e outras instituições que comportem projetos educacionais. As ações visam estimular professores, profissionais de saúde, jovens, adolescentes, pais e toda a comunidade a compartilharem os princípios da Cultura de Paz.