“Saúde Mental, Direito e Compromisso de Todos: Consolidar Avanços e Enfrentar Desafios”. Esse foi o tema central da I Conferência Inter-Regional de Saúde Mental que aconteceu hoje (16) na AABB de Parelhas. O Centro de Atenção Psicossocial – CAPS – coordenou o evento que reuniu Prefeitos, Secretários, Vereadores, representantes da área de Saúde e Usuários dos Municípios de Parelhas, Carnaúba dos Dantas, Equador e Santana do Seridó.
“O momento é muito importante para continuar evoluindo com ações do CAPS, cujo desempenho foi bastante elogiado e é referência em todo o Estado do Rio Grande do Norte. Isso é muito gratificante”, afirmou o Prefeito de Parelhas, Francisco Medeiros.
Além de Francisco, também participaram da mesa de abertura o Vice-Prefeito de Parelhas José Rogério Dantas; o Secretário Municipal de Saúde, Tadeu Nicodemos; a Coordenadora do CAPS, Régia Assis; os vereadores parelhenses Maria da Guia Dantas, Marcos Nascimento, Gilson Enéas e Wellington Araújo; a usuária Maria José; o Prefeito de Carnaúba dos Dantas, Alexandre Dantas; a Secretária de Saúde de Santana do Seridó, Mauricéia Gambarra; o parlamentar de Equador José Dirceu; a psicóloga Cassandra Dias e a psiquiatra Flávia Fernando.
Na ocasião houve apresentação de diagnósticos da assistência em saúde mental dos Municípios envolvidos e palestra voltada para o tema principal. “Que este modelo sirva de exemplo para que a gente cresça e avance cada vez mais”, acrescentou Francisco ao elogiar o trabalho do CAPS que abrange os quatro Municípios.
A temática foi discutida ainda através de três eixos: Saúde Mental e Políticas de Estado: pactuar caminhos intersetoriais; Consolidando a rede de atenção psicossocial e fortalecendo os movimentos sociais; e Direitos humanos e cidadania como desafio ético e intersetorial.