01 julho, 2010

PROFESSORES DE PARELHAS PARTICIPAM DO 2° MOMENTO DO CURSO DE LITERATURA E CULTURA AFRO-BRASILEIRAS E AFRICANAS


Aconteceu ontem (30), em Parelhas, o segundo momento do curso de literatura e cultura afro-brasileiras e africanas. Professores de Literatura, Português, Artes, Cultura e História do ensino fundamental e médio das redes Municipal e Estadual participaram, no auditório da Escola Municipal Arnaldo Bezerra, da capacitação que ocorreu durante todo o dia.

O objetivo é que o conteúdo apresentado seja inserido no currículo escolar, conforme estabelece a lei 10.639/2003. Com duração de 80h, o curso prossegue até o próximo dia 30 de Agosto. A organização é da Prefeitura de Parelhas, através da Secretaria Municipal de Educação.

A abertura aconteceu no último dia 07 de Junho, momento em que a lei foi discutida entre os presentes. O trabalho reúne temas como ‘A Lei 10.639 e os Parâmetros Curriculares’, ‘Literaturas Africanas de Língua Portuguesa’, ‘Literatura e Cultura’, ‘Literaturas Africanas: um modelo de prática pedagógica’, entre outros.

A lei 10.639/2003 refere-se a inclusão do conteúdo programático que inclui o estudo de História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil.