18 agosto, 2010

MELHORIA DOS SERVIÇOS DE ÁGUA E ESGOTO É TEMA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA EM PARELHAS


Representantes dos poderes executivo e legislativo do Município de Parelhas reuniram-se na manhã de hoje (18) com engenheiros e técnicos da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte – CAERN - para discutir sobre a melhoria dos serviços oferecidos pela empresa. A audiência pública também foi aberta à sociedade civil organizada que, na ocasião, debateu o assunto com as autoridades presentes.

Segundo o Prefeito Francisco Medeiros, a importância das discussões refere-se à renovação do contrato de concessão para a prestação de serviços de abastecimento de água e esgotamento do Município de Parelhas, que foi encerrado em dezembro de 2009. “Para a renovação do contrato temos que considerar a nova lei de saneamento do país, pois existe toda uma nova legislação que exige a elaboração de um plano municipal de saneamento básico, além de outras reivindicações que são necessárias”, explicou.

O trabalho de diagnóstico que viabilizará o andamento da elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico já está sendo executado pela empresa B & B Engenharia, contratada pela CAERN. “Fizemos algumas reivindicações, de acordo com as necessidades do Município, que estão sendo estudadas. Acreditamos que a população tem que ser mais beneficiada e contemplada”, disse Francisco Medeiros.

Ainda de acordo com o prefeito, 80% da cidade é saneada, porém o saneamento é antigo. “O único bairro que não é saneado é o São Sebastião; além de parte do Ivan Bezerra e trecho do Cruz do Monte e Maria Terceira”, acrescentou ao destacar a reivindicação feita à CAERN para a substituição da tubulação existente. “É um serviço essencial para a vida do povo e não queremos que a população seja prejudicada”, finalizou.

A audiência pública foi presidida pelo vereador Wellington Araújo (PMDB) e acompanha pelos vereadores Gilson Enéas (PMDB), Maria da Guia Dantas (PSDB), Marcos Nascimento (PT), Aurélio Buriti (DEM), Francisco Canindé (PR) e Antônio Januário Neto (DEM). Secretários e representantes da sociedade civil organizada também participaram das discussões.