09 setembro, 2011

Assembléia Realizada na Câmara Reuniu Representantes de Diversas Comunidades para Propor Soluções para o Abastecimento de Água

                                             
 
Na manhã de hoje, sexta-feira 9 de setembro, a Câmara Municipal recebeu autoridades, representantes da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e Presidentes das Associações Comunitárias Parelhas RN para debater o problema do abastecimento e da qualidade da água que chega até a população da Zona Rural do nosso município.

A assembléia foi organizada pela Prefeitura Municipal, que depois de receber uma amostra da água que chega até estas comunidades, agendou uma viagem a Natal. Prefeito, Vereadores e Funcionários da PMP foram até a capital na ultima terça-feira dia 6, e depois de reuniões com a CAERN, FUNASA e SEMAR conseguiu instituir uma data para que esta assembléia acontecesse, contando com a presença dos moradores que vivem nos locais que mais sofrem com a má qualidade de água.

Vinte e uma pessoas estiveram presentes na Câmara Municipal de Parelhas, entre elas o Prefeito Francisco Assis de Medeiros, o Vice José Rogério Dantas, o Vereador Wellington, o Vereador Antonio Geraldo Neto, o Vereador Heráclito Mazile, o Gerente de conservação do Programa do Semiárido Potiguar Carlos Nobre – Representando a SEMAR – e o Engenheiro Tibério Graco.

Carlos Nobre explicou em sua fala que as obras da adutora foram contratadas pelo Governo do Estado em 2009 e que na época teve a oportunidade de conhecer cada uma das comunidades e ver a realidade em que a água se encontrava mesmas. Tempos depois o Governo montou uma comissão, pois a transição de gestores fez a obra passar um período paralisada e agora eles pretendem investigar quais serviços foram contratados e assim saber o que deixou de ser feito pela empresa que venceu a licitação.

O Gerente de conservação do Programa do Semiárido Potiguar afirmou que o Governo Estadual vai assumir o sistema da adutora e que vão entrar com uma contrapartida de 40% no valor da obra. Carlos aproveitou para enaltecer a importância da assembléia dizendo: “Eu acredito que a gente conseguiu atingir o objetivo da reunião, que é discutir, informar e ser informado dos problemas”.

Durante a reunião, o Prefeito Francisco Medeiros recebeu uma ligação do Dr. Ricardo Varella – CAERN – confirmando que uma equipe da empresa da Companhia de Águas e Esgotos do RN virá a Parelhas para visitar as comunidades e tentar buscar uma forma de amenizar o problema, tendo em vista que ele só será solucionado de forma definitiva com a finalização da obra da Adutora.

O Sr. Abílio Cassimiro, representante do Povoado da Barra afirmou estar satisfeito com essa iniciativa: “Nosso povoado precisava disso. Essa foi uma oportunidade muito boa. Agora vamos esperar e ver se vai ter solução para a gente poder usar uma água boa”.