05 setembro, 2011

Representantes do SEBRAE e do Banco do Nordeste se Reuniram para Discutir o Programa Balde Cheio no Município de Parelhas




Na manhã de hoje, dia 5 de setembro, gestores do município receberam representantes do Banco do Nordeste e do SEBRAE no gabinete do Prefeito para discutir o andamento do programa Balde Cheio em Parelhas – RN.

Essas duas instituições participam do programa de forma efetiva através de um convênio celebrado, onde cada uma investe 240 mil reais. Na região, são 20 municípios envolvidos, onde cada contribui com uma contrapartida de 12 mil.


Em Parelhas, as ações da Prefeitura Municipal somada a Associação dos Produtores de Leite trouxe o Tanque de Resfriamento para os que trabalham na área da pecuária. Desta forma, o produto será beneficiado no próprio município onde é produzido.

Dez propriedades participam do projeto piloto. Ficou definido na reunião que quem é o responsável por dar assistência aos produtores será o técnico Paulo Valentim, que é Coordenador de Meio Ambiente da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Naturais. A metodologia de trabalho do programa é interativa e escolhe uma dessas dez unidades para ser a “demonstrativa”. Nela, os produtores vão poder acompanhar passo a passo o crescimento após a aplicação das técnicas e do acompanhamento do Coordenador.

Os representantes irão visitar todos vinte municípios que estão inscritos na jurisdição de Jardim do Seridó. Acácio Sanzio de Brito esteve presente na reunião pelo SEBRAE e falou um pouco sobre a metodologia desse programa: “O Balde Cheio é uma metodologia de cunho nacional que foi desenvolvida pela EMBRAPA SUDESTE, através de um pesquisador chamado Arthur Chinelato. Ele está funcionando em vários lugares do Brasil e aqui no Rio Grande do Norte estamos em busca de melhorar o trabalho do pequeno, do médio e do grande produtor. Mas principalmente do pequeno produtor de leite. Visamos fazer com que o trabalhador tenha maior lucro e trabalhe com prazer”.