07 setembro, 2011

Gestores de Parelhas Estiveram a Natal em Busca de Melhorias para o Saneamento do Município

Ontem, dia 6 de setembro, o Prefeito Municipal Francisco Assis de Medeiros viajou a capital potiguar, Natal, para fazer uma rodada de visitas às instituições que irão auxiliar na implantação de novas redes saneamento no município de Parelhas.

Foram cerca de três visitas que contaram também com a presença dos Vereadores Ton, Heráclito e Canindé, além do Secretário Municipal de Saúde, Kléber Diniz.

Na primeira reunião, os gestores foram recebidos pelo Engenheiro da CAERN, Dr. Josildo Lourenço dos Santos. Lá a discussão girou em torno dos projetos do PAC/FUNASA, propostas pré-aprovadas e que agora aguardam uma decisão definitiva.

A primeira a ser avaliada foi a enviada pela Prefeitura de Parelhas que contemplaria o esgotamento sanitário do Bairro São Sebastião. A segunda foi a proposta da CAERN que pretende contemplar Parelhas com 15 mil metros de rede, um projeto mais completo. A defesa da proposta de abastecimento de água acontece nessa próxima sexta-feira, dia 9, em Natal. Já a defesa do projeto de esgotamento sanitário acontece no dia 20, as 8 horas.

Pelo que foi exposto pelos funcionários da CAERN durante a reunião, caso os dois projetos sejam enviados, eles correm o risco de se confrontarem e nenhum ser aprovado. Logo, gestores e representantes da CAERN optaram por investir no projeto apresentado pela empresa. Um plano que vai melhorar o esgotamento sanitário com uma verba de 8.135.820,88 reais e também o abastecimento de água com um investimento de 5.830.392,98 reais. Se o plano for aprovado e executado, Parelhas terá a garantia de cobertura de saneamento para os próximos 20 anos.

O Dr. Josildo Lourenço dos Santos é Gerente de Projetos da CAERN e contou como está sendo a seleção de projetos para as cidades onde Parelhas é um dos que concorre: “O que nós podemos adiantar é que a CAERN em parceria com a Prefeitura enviou dois projetos para execução de obras de abastecimento e esgotamento sanitário que estão sendo votados. Nós somos candidatos pré-selecionados concorrendo com candidatos do Brasil todo. Nós vamos defender o projeto e esperamos que a gente siga para a fase seguinte”.

Posteriormente a conversa tentou buscar uma forma de remanejar o projeto da Prefeitura Municipal de 3,5 milhões, já pré-aprovado que pretenderia cobrir o Bairro São Sebastião, para as Comunidades Rurais da Cobra e do Juazeiro, que hoje sofrem com a qualidade da água que abastece sua população.

No Brasil, a FUNASA é responsável pelo saneamento nas zonas rurais. Prefeito e acompanhantes tomaram conhecimento disso e foram em busca dos representantes desse órgão para propor um remanejamento da proposta que já estava pronta. Na reunião com o Superintendente da FUNASA-RN, Roberto Germano, foi repassado que um projeto novo deve ser formulado para que as comunidades rurais possam ser contempladas, pois ela exige uma atualização com dados específicos da região que pretende ser atendida.

Uma solução mais imediata para as comunidades rurais foi debatida na terceira reunião que aconteceu na Secretara de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado, onde o Secretário Adjunto da SEMAR, Jader Torres pode saber das dificuldades que os moradores desses locais em Parelhas passam e também teve contato com uma amostra da água que chega ao Juazeiro. Logo após a exposição do problema, aconteceu uma longa conversa girando em torno da busca de uma forma de amenizá-lo até a chegada da adutora, que pretende por fim a estas dificuldades.

Infelizmente foi dito que a água só chegará as comunidades da Cobra e Juazeiro com qualidade e de forma plena quando a  adutora estiver pronta. Hoje a obra está com um prazo limite de 60 dias para ser concluída e a empresa responsável já foi notificada pelo judiciário. Por enquanto, o Secretário Adjunto Jader Torres se compromete em articular, junto a CAERN uma solução mais imediata que possa melhorar as condições em que a água chega para abastecer a zona rural de Parelhas.

Em entrevista Jader Torres falou de novidades que podem animar a população Parelhense: “São cinco comunidades em Parelhas e nós temos a perspectiva de até o final do ano estarmos com água de boa qualidade em Santo Antonio da Cobra e Juazeiro, para que elas recebam água tratada vinda da adutora que passa por Carnaúba dos Dantas. Esta obra está paralisada, mas o Vice-Governador conseguiu através do IDEMA um recurso que está sendo votado na Assembléia, que com esse dinheiro vai dar para concluir essa obra. São aproximadamente 5 milhões de reais”.

Além disso, uma reunião com Jader foi confirmada para a próxima sexta-feira, dia 9 de setembro às 9 horas, aqui no município de Parelhas, contando com a presença dos gestores e imprensa local, onde nesta visita ele poderá conhecer o problema e conversar com os representantes das comunidades para melhorar o abastecimento, enquanto a obra do Governo não é finalizada.