13 junho, 2012

Parelhas Realizou a I Conferência de Direitos para Pessoas com Deficiência



A I Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Parelhas aconteceu na manhã de hoje, 14, na APAE PARELHAS, contando com a presença de várias autoridades, entre elas Prefeito, Vice, Vereadores, Secretários Municipais e Conselheiros Municipais.

O evento abordou o tema ‘Um Olhar Através da Conferência Sobre Direitos da Pessoa com Deficiência da ONU: Novas Perspectivas e desafios’ e debateu quatro eixos: I Educação, esporte, trabalho e reabilitação profissional; II Acessibilidade, comunicação, transporte e moradia; III Saúde, prevenção, reabilitação, órteses e próteses e; IV Segurança, acesso à justiça, padrão de vida e proteção social adequados.

Um dos representantes da Câmara Municipal no evento foi o Vereador Antônio Januário Neto, que é cadeirante, e aproveitou a oportunidade para falar de acessibilidade: “É preciso investir em iniciativas que aumentem a acessibilidade, o emprego para o PNE – Portador de Necessidades Especiais. A iniciativa privada tem que parar de pensar que dar um emprego a um deficiente é ajudar a um coitadinho. Temos capacidade de desenvolver trabalhos como qualquer outra pessoa”.

Francisco Medeiros, Prefeito, falou das ações em prol dos deficientes: “Nós apoiamos as ações, mas não vamos fingir que está tudo perfeito! Tem muita coisa para ser melhorada e é com muita serenidade que digo que depois desta conferência, temos que formar o Conselho das Pessoas com Deficiência do município, e então trabalhar cada vez mais”.

O evento foi organizado pela Prefeitura através da Secretaria de Assistência Social e Habitação. Representantes das secretarias de educação e saúde também participaram, ouvindo dos PNE e dos pais quais são as principais dificuldades que eles enfrentam no dia a dia.

O evento contou com a palestra de Márcia Maria Guedes, Conselheira Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Ela, que além de atuar no conselho, é mãe de um portador de necessidades especiais, pode explanar sobre os quatro eixos temáticos propostos na programação do evento.

“Eu tenho um filho que possui uma doença degenerativa e que provoca envelhecimento precoce. Lutei para que a escola o aceitasse. Hoje ele é formado em administração e trabalha no SEBRAE. Minha maior felicidade foi quando seu chefe me disse que ele não tinha deficiência, e sim muita eficiência”, contou a palestrante, emocionada.

Após a conferência, um relatório será preparado para que possa fazer parte do debate na Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e também no evento a nível nacional. Ambos acontecem ainda este ano.

Veja Fotos: