22 novembro, 2013

PREFEITURA DE PARELHAS DISCUTE PROJETO DE USINA DE PROCESSAMENTO DE LIXO, TRANSFORMANDO-O EM CARVÃO E GERANDO ENERGIA





Na manha desta Quinta-feira (21), o Prefeito de Parelhas Professor Francisco Medeiros recebeu em seu Gabinete para uma importante reunião Erinaldo Rolemberg e Criste Jones Bessa das empresas – Servindu Serviços Industriais e Rolemberg Bomfim. O objetivo do encontro foi conhecer o Projeto “Usina de processamento de lixo, transformando lixo em carvão gerando energia”. 

A ideia será implantar a Usina no município de Parelhas visando com esta ação é atrair empresários de diversos estados brasileiros para investir na usina e com isso Parelhas e alguns municípios da região seriam beneficiados com esta atividade. Será o fim do lixo urbano, transformando em carvão para queima industrial e doméstica, convertendo os resíduos em outros (subprodutos como o óleo vegetal a lignina e água ácida, todos de mercado desta indústria química a industria de cosméticos.). Inúmeras coisas podem se transformar nesta fonte de energia, desde o pó de serra, à poda de árvores até o lixo produzido por nós. E mais: o produto é ecologicamente correto, não emite nenhum poluente durante o processo.
A nova invenção vem do Railton Faz Núcleo Tecno-Ambiental e Desenvolvimento de Tecnologia Industrial, do engenheiro mecânico Railton Lima, que é destaque e certificado no cenário brasileiro por desenvolver máquinas que visam melhorar significativamente o meio ambiente e o mundo em que vivemos. 

Além disso, foi discutido sobre o projeto de implantação de uma das unidades da FVJ (Faculdade do Vale do Jaguaribe) onde serão implantados em primeiro momento cursos de pós graduação, cursos técnicos e profissionalizantes. Esse novo projeto visa à qualificação profissional pessoal dos Parelhenses. 


Participaram do encontro, os secretários Gildete Maria (Gabinete Civil), Ivanilson Pereira de Araújo (Agricultura, do Meio Ambiente e da Pesca), Carlos Alberto Assis de Araújo (Turismo, da Cultura e do Esporte), Francisco Medeiros de Azevedo (Obras e Serviços Públicos), Ildelita Roque (Educação), os vereadores Maria da Guia Dantas Araújo (Presidente da Câmara), Wellington Araújo, Frank Kleber, Messias Medeiros, Romiselia Araújo, João Dantas e Josiclei Silva (Administrador).

Uma nova reunião será marcada junto aos prefeitos da região do Seridó para que o projeto seja apresentando a todos.