Esta sendo realizada nesta segunda-feira
(18), na Escola de Governo, no Centro Administrativo, a Reunião Técnica
de Pactuação do Pronatec Social/Brasil sem Miséria (BSM) para 2014. O evento
foi organizado pela Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da
Assistência Social (Sethas) e tem a participação dos secretários municipais de
Assistência Social e interlocutores do Programa, dos 167 municípios do Rio
Grande do Norte. De Parelhas participa o Secretário Municipal de Assistência
Social e da Habitação Alexandre Carlo de Medeiros Dantas e a Coordenadora e
Sub-Coordenadora do Programa Bolsa Família.
O momento é para orientar os gestores e interlocutores sobre a pactuação de vagas dos cursos que serão oferecidos pelo Pronatec Social/ BSM para o próximo ano. Esse é um programa de ação profissional destinado aos inscritos no Cadastro único (CadÚnico) para encaminhá-los à programas sociais, com a finalidade de ampliar as possibilidades de inserção no mercado de trabalho através da oferta de cursos de formação inicial e continuada.
Podem participar do programa jovens a partir de 16 anos que estejam cadastrados ou em processo de cadastramento no Cadastro único (CadÚnico), mesmo que o candidato não seja beneficiário do Programa Bolsa Família ou do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Também pode participar do Pronatec/BSM um ou mais membros de cada família vinculada ao CadÚnico.
As ofertas de vagas para os cursos são geradas pelo Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC), no qual a prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social, obtém as informações e quantidades de vagas distribuídas para cada município.
As unidades que ministrarão os cursos do Pronatec/BSM serão: Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN); Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI); Sistema Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC); Serviço Social da Indústria (SESI); Serviço Social do Comércio (SESC); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e o Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).
FONTE: SETHAS