18 novembro, 2013

REPRESENTANTES DA PREFEITURA DE PARELHAS PARTICIPA DE REUNIÃO TÉCNICA DE PACTUAÇÃO DO PRONATEC SOCIAL/BRASIL SEM MISÉRIA



Esta sendo realizada nesta segunda-feira (18),  na Escola de Governo, no Centro Administrativo, a Reunião Técnica de Pactuação do Pronatec Social/Brasil sem Miséria (BSM) para 2014. O evento foi organizado pela Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas) e tem a participação dos secretários municipais de Assistência Social e interlocutores do Programa, dos 167 municípios do Rio Grande do Norte. De Parelhas participa o Secretário Municipal de Assistência Social e da Habitação Alexandre Carlo de Medeiros Dantas e a Coordenadora e Sub-Coordenadora do Programa Bolsa Família.

O momento é para orientar os gestores e interlocutores sobre a pactuação de vagas dos cursos que serão oferecidos pelo Pronatec Social/ BSM para o próximo ano. Esse é um programa de ação profissional destinado aos inscritos no Cadastro único (CadÚnico) para encaminhá-los à programas sociais, com a finalidade de ampliar as possibilidades de inserção no mercado de trabalho através da oferta de cursos de formação inicial e continuada.

Podem participar do programa jovens a partir de 16 anos que estejam cadastrados ou em processo de cadastramento no Cadastro único (CadÚnico), mesmo que o candidato não seja beneficiário do Programa Bolsa Família ou do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Também pode participar do Pronatec/BSM um ou mais membros de cada família vinculada ao CadÚnico.

As ofertas de vagas para os cursos são geradas pelo Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC), no qual a prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social, obtém as informações e quantidades de vagas distribuídas para cada município.

As unidades que ministrarão os cursos do Pronatec/BSM serão: Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN); Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI); Sistema Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC); Serviço Social da Indústria (SESI); Serviço Social do Comércio (SESC); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e o Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

FONTE: SETHAS