02 dezembro, 2011

A Colônia dos Pescadores também avança com os trabalhos da CONAB




Entrevista

Para quem não sabe, o Programa de Aquisição de Alimentos – PAA – da Prefeitura Municipal há três anos ajuda os moradores da Colônia de Pescadores de Parelhas, comprando pescado. Todos esses trabalhos de fortalecimento da agricultura, pecuária e pesca estão relacionados um com o outro através do trabalho desenvolvido pela CONAB, que auxilia dando assistência técnica e acompanhamento nas várias etapas do processo de produção e, neste caso, da pesca.


Francisco Assis da Silva é conhecido na cidade como o Senhor Peruca. Presidente da Associação da Colônia de Pescadores, ele pode acompanhar de perto as melhorias trazidas com o apoio da Prefeitura e hoje conta para a gente como foi essa história, na quarta entrevista da semana:

De que forma a Colônia dos Pescadores está sendo beneficiada pela CONABE?

Francisco Assis: Bom, pelo PAA – Programa de Aquisição de Alimentos. Doação simultânea, no caso da CONABE. É um programa que faz parte do FOME ZERO, lançado por LULA. Já faz três anos. Então a colônia dos pescadores fechou contrato há dois anos atrás de 20 toneladas de pescado. No ano posterior nós fechamos o contrato com 40 toneladas de peixe. E nesse ano de 2011, nós fechamos contrato com a CONAB de 60 mil quilos de peixe. Então todos esses já no final do contrato. Esse peixe é para doar as pessoas pobres de Parelhas, Equador e Santana do Seridó. Através desse projeto o peixe está sendo comprado ao pescador por um preço justo, e ao mesmo tempo doando as pessoas pobres, que é o FOME ZERO. Ao mesmo tempo o incentivo a comida de pescado que é um pouco... que aos poucos está sendo incentivado. Então nós fizemos esse contrato e hoje o peixe da Barragem Boqueirão e Caldeirões fica 90% em Parelhas, por causa desse projeto.

Então acaba com a figura do atravessador? Valoriza o pescador da cidade?

FA: Positivo. O efeito a gente já está vendo aí, que em três anos os atravessadores tiveram que elevar o preço a altura do preço do governo e até mais para poder chegar... Porque o pescado antes era vendido à 1,50 ou 2 Reais. Hoje ele está sendo vendido por 4Reais dentro da Feira. Então, beneficiou muito o pescador, beneficiou a Colônia, fortaleceu a colônia e incentivou o povo a comer peixe. Era uma coisa que não tinha e através da CONAB, chegou. Muito bom.