01 dezembro, 2011

Parceria entre Associação dos Produtores de Leite e Prefeitura de Parelhas está mudando a vida de quem vive da pecuária

Entrevista

Lançamos a terceira entrevista da semana, feita com o Presidente da Associação dos Produtores de Leite de Parelhas. Ele conta como foi o inicio da luta pelo funcionamento do Tanque de Resfriamento de leite, e de que forma o Balde Cheio está mudando a vida dos beneficiados. Sebastião Joate é morador do Sítio Quintos de Cima e se diz um incentivador da produção local.

Sebastião, primeiro eu quero que você fale um pouco da formação da associação. Como foi dado o apoio da Prefeitura Municipal?

Sebastião Joate: A Associação dos Produtores de Leite de Parelhas Nasceu da vontade de todos os sócios. Que a gente se reuniu e percebe que só os produtores unidos é que a gente poderia conseguir alguma coisa. Tivemos essa iniciativa e tivemos no mesmo instante o apoio do Prefeito, Francisco. E que facilitou todo o andamento do processo burocrático e jurídico. Porque, assim... a Associação tem que ter o CNPJ, tem que ter o registro no cartório. Então tudo isso foi facilitado por ele. Ele, como é que se diz? Colocou todas as coisas fáceis, pra a gente conseguir regularizar a associação.

E para a realização da Unidade de Resfriamento de Leite, como foi?

SJ: Bem... Primeiro, como eu já falei, a gente se reuniu. O tanque estava aí, desde 2007, parado. O Prefeito já tinha feito várias modificações no prédio, de acordo com o órgão que fazia as exigências. Só que devido a burocracia, o tanque estava parado. Então a gente se reuniu, formou a associação e passou a administrar o tanque. Com isso a gente colocou o tanque para funcionar, durante quatro meses. Quatro meses! Depois que a gente fundou a associação, em quatro meses a gente colocou o tanque para funcionar. Contamos com o apoio do pessoal de Caicó, da ADESE, da Prefeitura, da Cooperativa de Parelhas e do Sindicato Rural de Parelhas também.

Tá certo então, Sebastião. E o Balde Cheio, como é que está funcionando?

SJ: O Balde Cheio Fo uma grande luta desse pessoal que forma a Associação, que participa da Associação. Há muito tempo a gente levantava esses dados sobre o Balde Cheio, em revistas, na televisão. E a gente nunca tinha conseguido trazer ele aqui para Parelhas. E em 2009, quando Francisco foi eleito, a gente formou uma comitiva de pessoas que produzem leite, e fomos à Patos – PB, através da Secretaria de Agricultura. Na época era Zenira. A gente foi essa visita em Patos. O técnico fez toda uma explanação para a gente. A gente ficou bastante entusiasmado com o que a gente viu. E provavelmente a gente queria trazer aqui para Parelhas. Lutamos muito. O rapaz do Balde Cheio veio aqui, Thiago, fez uma palestra para a gente. Uma explanação ótima e o Prefeito viu o interesse da gente. Viu que era uma saída para o nosso município produzir leite. Além das outras coisas, o leite. E apoiou totalmente. A Prefeitura entrou com 4.500 reais, o Sindicato Rural de Parelhas com 500reais e a Associação com 1000. Formando assim 6000 reais. A gente formou contrato. Assinamos o contrato e iniciou-se o projeto do Balde Cheio. A gente recebendo Assistência Técnica. O pessoal tá satisfeito e a gente tem que agradecer muito a Prefeitura de Parelhas, inclusive ao Prefeito.

Então o pessoal, está conseguindo obter um lucro ainda maior através da coleta de leite?

SJ: Exatamente. Quer dizer... a cadeia produtiva do leite, a gente está organizando. Primeiro a gente está organizando da porteira para dentro, através de quem? Do Balde Cheio, que é um programa de assistência técnica. Segundo, é como a gente comercializar esse leite. Então para a gente comercializar, a gente se reuniu nesse tanque, formamos a associação. Porque dentro desse projeto a gente pode pagar o litro de leite até a um real ao produtor, sem muita dificuldade. Ao passo que, o preço do leite oscila muito, depende muito da época. E a gente quer que fique mais ou menos um valor constante. E só vamos conseguir isso com assistência técnica dentro da associação.