20 dezembro, 2011

Pesquisadores Desenvolvem Projeto que Vai Aumentar a Qualidade da Produtividade dos Bovinos nas Propriedades De Parelhas




O Prefeito em Exercício José Rogério Dantas, recebeu hoje no Gabinete da Prefeitura Municipal Professores da UFRN, que estão em Parelhas para desenvolver um projeto de extensão que visa melhorar a produção de leite em várias fazendas do município.

Magda Maria é Doutora em Produção Animal e Coordenadora do Projeto de Desenvolvimento de Ações de Ensino, Pesquisa e Extensão para Sistemas de Produção de Leite do Semi-árido. Na oportunidade, ela explicou os objetivos que foram traçados para as propriedades do Município: “O projeto é uma parceria da UFRN com a Prefeitura, com o objetivo de desenvolver a bovinocultura leiteira da agricultura familiar. É importante a gente enfatizar que é da agricultura familiar, pois o nosso intuito é manter o homem no campo. Isso se dá através do intercâmbio entre alunos do curso de Zootecnia e esses produtores rurais”.

A visita ao Prefeito teve a intenção de fortalecer a parceria e conseguir mais recursos para o Projeto. Cinco fazendas de Parelhas já estão recebendo o auxílio dos pesquisadores: “A gente vem uma vez por mês no município, e nesse final de semana que a gente passa com os produtores, nós implementamos ações de manejo para a produção de leite com qualidade e acima de tudo, com sustentabilidade. Nós levamos sempre em consideração, nos nossos trabalhos, a conservação dos recursos naturais, a água e o solo”, explicou Dr. Magda Maria.

Para colocar o plano do projeto em prática é preciso que haja a avaliação do custo de produção e implementação de técnicas de manejo ligadas à reprodução, produção e economia. Isso é feito em cada propriedade que se dispõe à participar. Dr. Josemar Torres é Zootecnista e especialista em Produção Animal e revelou quais conclusões já foram tiradas nesse início de implantação do projeto: “Foi observado o seguinte, primeiro a gente entrou nas fazendas, verificamos o rebanho leiteiro de cada produtor. Verificou-se que eles tem uma deficiência de alimentos, em primeiro lugar, e que nesses alimentos existe uma deficiência nutricional. Então nós estamos projetando qual é a melhor alimentação para cada tipo de animal”.


Os gestores que estiveram na reunião se comprometeram em apoiar a pesquisa dos professores. A pretensão é que logo, dez propriedades do município de Parelhas recebam o apoio dos pesquisadores, junto aos alunos da Universidade Federal.