14 dezembro, 2011

NASF Encerra 2011 com Balanço Positivo nas Ações Desenvolvidas em Parelhas - RN


Saúde 

O NASF visa aplicar a hierarquização do sistema de saúde da família, sendo ele responsável pela primeira etapa, classificada como a de prevenção. Em Parelhas, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família, através da Secretaria Municipal de Saúde, desenvolve várias atividades preventivas contando com o apoio da Prefeitura Municipal.

Estas ações são executadas por profissionais de nutrição, odontologia, psicologia, educação física, entre outros, que juntos dão palestras, aulas ilustrativas e atividades de conscientização ligadas à saúde.



Na manhã de hoje, 14 de dezembro, o Psicólogo Dr. Ivan, esteve na Policlínica Municipal ministrando uma palestra para os Guardas Mirins. O tema foi Crescimento e Mudanças no Corpo Humano: “Hoje, em particular, vamos debater a questão da puberdade e da adolescência. Ou seja, como é esse início, essa passagem? A maturação que vai desde os aspectos físicos, somáticos, até a questão da mentalidade do adolescente. A oficina tem vídeos, animação e a parte de palestra para que eles possam se sensibilizar e pensar essa fase da adolescência”, explicou Dr. Ivan.

O objetivo dessas palestras, desenvolvidas através de oficinas e capacitações, é justamente potencializar e promover conhecimentos numa atitude de prevenção. Durante todo o ano de 2011, foram inúmeras atividades. Dr. Ivan aproveita para fazer um balanço dos trabalhos que aconteceram no decorrer deste período: “Eu acho que foi extremamente positivo. Nós tivemos a capacidade de incluir pessoas que eram reclusas em usas casas, não é? Nós temos um Grupo de Convivência, onde lidamos diretamente com pessoas que apresentam algum traço de depressão, ou alguma conduta psicológica que os inibe até certo ponto de conviver normalmente. O resultado tem sido interessante. Eles já tem relatado que tem retomado as atividades cotidianas, que até então eles haviam deixado de lado. Resgatar isso é importante”.

Para 2012, todos os integrantes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família esperam uma participação ainda maior da população, para que os trabalhos desenvolvidos possam se fortalecer dentro do município e também para que os cidadãos de Parelhas permaneçam sempre saudáveis.