Tweetar
Mais um incentivo para a Zona RuralNa manhã de ontem 23, o Prefeito Municipal Francisco Assis de Medeiros recebeu no Gabinete a visita de representantes do Sebrae. O objetivo da conversa era trazer a notícia de que Parelhas foi um dos municípios aprovados para a implantação da Tecnologia Social PAIS – Produção Agrícola Integrada e Sustentável.
Este projeto tem o apoio da Fundação Banco do Brasil e do Ministério da Integração Nacional, e visa melhorar a vida do homem do campo ensinando técnicas de plantio e criação de animais que não explorem ou venham agredir o meio ambiente através da utilização de agrotóxicos.
Reunião no Gabinete com representantes do SEBRAE |
Várias cidades da região do seridó foram selecionadas. Parelhas vai receber 25 unidades do projeto que terá uma contrapartida da Prefeitura Municipal de Parelhas. Essa implantação já foi feita em 19 estados e no Distrito Federal, e agora se expande no Rio Grande do Norte. O Ministério do Desenvolvimento Regional pretende instalar mais 2000 unidades em todo o Brasil.
Esta nova alternativa de trabalho para os agricultores aposta no conceito da Tecnologia Social, que serve para solucionar problemas e promover transformação social. Para o Prefeito Professor Francisco Medeiros “Parelhas só tem a agradecer o apoio que o Sebrae vem dando ao município, desde a realização de eventos como a FENEPAR, que foi um grande sucesso. O incentivo a agricultura Familiar é de extrema importância pois quando feito de forma ordenada, evita a saída do morador da zona rural para a urbana, pois ele consegue tirar de lá mesmo o seu sustento”.
Horta Circular implantada em Brasília. Tecnologia Integrada que alia criação de animais com produção vegetal. |
A Tecnologia PAIS vai ensinar os produtores a construir hortas circulares, onde diversas culturas são produzidas. No centro dessa horta, um criatório de galinhas é montado. As plantas são regadas com a água de uma caixa colocada em um ponto mais alto, onde a força da gravidade ajudará a aguar tudo igualmente com o sistema de irrigação por gotejamento. O adubo vem da produção natural. Em localidades onde a energia elétrica não existe, o Sebrae apoia a instalação de placas para produção de energia solar.
Zeca Melo, Superintendente Estadual do Sebrae explicou que “As propriedades que serão selecionadas passarão por inspeção e os produtores vão ter aulas de capacitação e receberão a visita de um técnico para ajudar na produção”.
Agora o projeto, que já foi aprovado para Parelhas, aguarda a assinatura de alguns documentos e a licitação do Banco do Brasil para que o investimento na agricultura do município comece a ser feito.