Toda semana os profissionais do núcleo de apoio a saúde da família – NASF – promovem ações com o intuito de trazer benefícios À saúde e garantir qualidade de vida a população parelhense.
O Fisioterapeuta, Marcelo Rabelo desenvolve um trabalho diferenciado com o Grupo de Gestantes, na quadra do CAIK. Encontros com o intuito de incentivar a prática de exercícios físicos são feitos semanalmente.
O profissional faz o controle da saúde de cada gestante aferindo a pressão arterial e trocando informações sobre o dia a dia das mesmas. Tudo isso gratuitamente. O projeto funciona visando a funcionabilidade da gestante e evitando as mazelas durante a gravidez, como diabetes gestacional, a hipertensão gestacional, a pré-eclampsia, a eclampsia e a pressão alta.
Marcelo cita os principais benefícios: “Os exercícios que nós fazemos evitam a alta da pressão ou regulam a pressão quando ela está alta. Em relação ao diabetes, eles ajudam a regular o nível de açúcar no sangue. Seja, controlando o nível diabetes ou evitando que aquela gestante que tem propensão a ter, não tenha”.
O gasto calórico alcançado pela gestante durante os exercícios evita a retenção de líquidos. As séries orientadas pelo Fisioterapeuta pretendem fortalecer as musculaturas respiratórias e de assoalho pélvico. Com esse fortalecimento, a expulsão do feto durante o parto normal se torna mais fácil e a recuperação da gestante que passou por operação cesariana é mais rápida. O Fisioterapeuta aponta esse projeto como um avanço alcançado por poucas cidades no país: “Esses exercícios já são feitos em muitas ‘capitais’ e eu acho que aqui no Seridó, Parelhas está sendo pioneira nesse tratamento, nesse acompanhamento do período gestacional, evitando os riscos da gravidez”.
Em Parelhas, mais de trinta gestantes já passaram pelo programa. Marcelo Rabelo ainda diz que estas atividades físicas orientadas garantem não só uma gravidez mais segura, mas também a saúde da criança: “Isso aqui serve como uma prevenção para que o bebê nasça saudável. Sem alto ou baixo peso. Nós já conseguimos regular a pressão e até a taxa de glicose de gestantes que tinham o problema há muito tempo”.