23 novembro, 2011

Mais de 600mil Podem Beneficiar a Saúde de Parelhas em 2012

Câmara Municipal

Na manhã de hoje, 22 de novembro, mais de noventa pessoas estiveram presentes na Câmara Municipal Vereador Hélio Clovis de Medeiros, em Parelhas –RN. O motivo era a realização da primeira Audiência Pública sobre Emendas Populares do município.

Essas ações estavam previstas desde 1988, mas nunca haviam sido implementadas. Agora o Governo Federal está disponibilizando uma verba, que será destinada à saúde das cidades do país, onde o povo é que decide através do voto onde esse dinheiro será investido.

Mais de 5mil municípios estão participando e Parelhas pode receber mais de 600mil Reais. A Audiência conjunta entre Câmara e Prefeitura Municipal, contou com a participação dos Vereadores(a) Maria da Guia, Heráclito Mazile, Wellington Araújo, Antônio Januário Neto, Ênio Ângelo, Marcos Antônio do Nascimento, do Primeiro Suplente Messias Medeiros, Vice-Prefeito José Rogério Dantas, Prefeito Francisco Medeiros, Secretário de Saúde Kléber Diniz, e Sec. De Meio Ambiente Gildete Maria.

Tarcísio da Costa, Diretor do Hospital, aproveitou a oportunidade para conseguir melhorias para o lugar onde trabalha: “Essa verba seria importante para que a gente investisse no nosso hospital e equipasse o hemocentro. Assim, com a ajuda da Prefeitura nós iríamos prestar um melhor serviço à nossa população”.

Muita gente aproveitou e reivindicou melhorias nesse setor. Reconhecendo que investir no hospital, iria beneficiar muito mais pessoas, Clécio Virgílio, representante de um dos Conselhos Tutelares da Cidade se posicionou a favor: “Acho que esses 600mil deves beneficiar Parelhas através do hospital. Isso já foi muito debatido e não há como ir contra”. Clécio foi aplaudido pelos presentes.

A prioridade dessa verba é Urgência e Emergência, sendo que não pode ser destinada à pagamento de funcionários ou aquisição de medicamentos, por exemplo.

Votação, onde o Hospital venceu por unanimidade 
O principal ponto do debate que decidiu para onde o dinheiro iria, foi o Hospital Dr. José Augusto Dantas, que hoje é Municipalizado. Na época em que foi construído, o projetaram para atender uma população de 10mil pessoas e hoje Parelhas possui 22mil. Com a municipalização, boa parte do dinheiro que o município possui para servir à saúde é gasto com pagamento de plantonistas. Segundo o Secretário de Saúde, Kléber Diniz, o valor chega à 70mil Reais por mês (dado envolvendo apenas o pagamento de Médicos Plantonistas).

Para Tarcísio da Costa, Diretor do Hospital, se o Hospital ainda pertencesse ao Estado, um valor alto como o citado a cima, poderia ser destinado à outros serviços que preservassem a saúde da população.

Depois das explanações, os presentes decidiram por unanimidade que a verba será para benefício e melhoria do Hospital Dr. José Augusto Dantas. Agora, a documentação, as fotos e a cópia da gravação da Audiência serão enviadas para Brasília, com forma de comprovar o acontecido. Espera-se que o dinheiro faça parte do orçamento de 2012.