25 novembro, 2011

Pesquisa Pode Beneficiar o Setor Ceramista em Parelhas

BOA NOVA



Na manhã de ontem, 24 de novembro, o Prefeito Municipal Francisco Medeiros recebeu a visita de Edna Moura, Doutora em Engenharia de Materiais e de Rosimeire Cavalcanti, Doutora em Engenharia Florestal. Ambas vieram à Parelhas com o intuito de buscar apoio para uma pesquisa.

O tema envolve a qualidade das madeiras locais, como fonte energética para queima da cerâmica, na produção de telhas e tijolos.

Francisco Medeiros em uma conversa descontraída com as pesquisadoras


A intenção é conscientizar os ceramistas para o uso otimizado e racional da madeira. Rosimeire dedicou parte de sua carreira acadêmica à pesquisas com madeiras na Região Sudeste do país. Tendo a consciência da importância da indústria ceramista para o Seridó do Rio Grande do Norte e sabendo que essa pesquisa seria inédita por aqui, está em Parelhas para analisar os materiais da região.

O Prefeito demonstrou alegria ao saber do interesse pela região: “O setor ceramista hoje gera mais de mil empregos diretos e indiretos em Parelhas e é o maior em número de estabelecimentos. Hoje existem 33 cerâmicas no município”.

Agora a busca é pelo fortalecimento da Associação dos Ceramistas para que eles possam tomar conhecimento do estudo que pretende estudar uma área específica da região do Seridó, e determinar qual madeira gera maior potencial energético durante a queima.

O estudo englobará também temas como o reflorestamento e a exploração consciente.